II Encontro do GT Regional de África da ANPUH-SP: pesquisa, ensino e movimentos sociais

Curta a agenda:
Curta o CEERT:
II Encontro do GT Regional de África da ANPUH-SP: pesquisa, ensino e movimentos sociais / Foto: Divulgação - Reprodução - G Thist Africa SP

Ínicio: 14:00, Terça, 13 de Agosto de 2019
Término: 21:00, Quinta, 15 de Agosto de 2019
Local: Conferir na programação!


O Grupo de Trabalho de História da África da Associação Nacional de História – São Paulo (ANPUH-SP), em conjunto com a Universidade Federal do ABC e outros pesquisadores, realizará entre os dias 13, 14 e 15 de agosto o “II Encontro do GT Regional de África da ANPUH-SP: pesquisa, ensino e movimentos sociais” e o “I Seminário de Estudos Africanos da UFABC”.

Continuidade de um projeto que já realizou o I Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Africanos na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (campus Perdizes), no ano de 2017, o presente evento tem por premissa integrar e estabelecer diálogos entre pesquisadores da área de estudos africanos e afro-brasileiros, docentes do ensino superior e básico e os movimentos sociais envolvidos nessas áreas.

Assim como ocorreu no I Encontro, o atual segue os seguintes objetivos específicos:

  • Divulgar pesquisas acadêmicas relacionadas ao tema realizadas por pesquisadores/as de Instituições Públicas e Privadas de São Paulo e outros estados;
  • Fortalecer a criação de grupos de pesquisa e cursos de extensão em Universidades Públicas e Privadas cujos interesses versem sobre os Estudos Africanos, África e suas conexões pós-coloniais, relação África-Brasil e os estudos da Diáspora Africana nasAméricas.
  • Conectar docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação (Lato e Stricto-Sensu) das instituições de educação superior do estado de São Paulo e restante do país em torno da discussão sobre as necessidades e perspectivas dos estudos africanos para os próximos anos.
  • Propiciar oportunidade de formação continuada para os estudantes de pós-graduação da cidade de São Paulo e imediações.

E acrescenta:

  • Favorecer o diálogo com as experiências de sala de aula, com especial atenção para a compreensão de como tem se efetivado a Lei 10.639/2003.
  • Abordar o fenômeno dos movimentos sociais como protagonistas políticos na contemporaneidade.
  • Observar e ressaltar a interação necessária entre pesquisa, ensino e ativismo.

Para a realização deste importante evento, contamos com a parceria da Universidade Federal de São Paulo, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Assis), da Universidade Federal do ABC, da Universidade de São Paulo, da Universidade de Campinas, das Faculdades Metropolitanas Unidas, da Pontifícia Universidade Católica (SP) e outras universidades públicas e privadas da grande São Paulo.

Curta a agenda:
Curta o CEERT: