XIII Encontro Regional Sudeste de História Oral

Curta a agenda:
Curta o CEERT:
XIII Encontro Regional Sudeste de História Oral / Foto: Reprodução - Divulgação - Sudeste

Ínicio: 10:00, Quarta, 25 de Setembro de 2019
Término: 20:00, Sexta, 27 de Setembro de 2019
Local: Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro: Av. Pasteur, 250 - Urca, Rio de Janeiro - RJ, 22290-240


Em tempos difíceis como os que vivemos, é com grande entusiasmo que convidamos a comunidade de pesquisadores e pesquisadoras, estudantes, professoras e professores para o XIII ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA ORAL, que terá como tema “Narrativas de (re)existências: corpo-oralidades, antirracismo e educação” e será realizado entre 25 e 27 de setembro de 2019 na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A metodologia da História Oral, ao longo das últimas décadas, tem sido muito importante para a construção das histórias das diversas lutas sociais no Brasil. Movimentos articulados em torno de dimensões sociais como raça, gênero e sexualidade, entre outras, têm sido estudados e mais bem conhecidos graças às narrativas de (re)existências produzidas em entrevistas que compõem projetos de pesquisa em áreas como a História, as Ciências Sociais e a Educação. As narrativas de (re)existências, entretanto, não se limitam à expressão da oralidade, quando entendemos que o próprio corpo também “fala” e produz múltiplos sentidos e significados. As memórias e as histórias de sujeitos políticos na luta por igualdade, como negros e negras, mulheres, LGBTQ+, por exemplo, sobretudo quando articulam corpo-oralidades, mostram-se potentes no sentido de contribuir tanto para a produção de conhecimentos sobre a sociedade, realizada nas universidades, como para a construção de uma educação antirracista e democrática, que trate com respeito e qualidade acadêmica todas as muitas dimensões sociais presentes nos currículos e nas escolas brasileiras. Diferentes corpo-oralidades estão cada vez mais presentes nas universidades e em outros espaços de produção de conhecimentos, como as artes em geral e a música em especial, contribuindo para educar a sociedade brasileira para a igualdade e o respeito às diferenças.

Convidamos todas as pessoas a refletir sobre essas e outras questões durante o XIII ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA ORAL, na UFRJ.

Curta a agenda:
Curta o CEERT: