EDITAL EQUIDADE RACIAL

ACESSAR

Papo Preto #18: "Não existe 'pretos no topo' no Brasil", diz Roger Cipó

Autor: Redação Uol Data da postagem: 16:00 16/02/2021 Visualizacões: 44
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Papo Preto #18: "Não existe 'pretos no topo' no Brasil", diz Roger Cipó/Reprodução: UOL

Neste episódio do Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues conversa com o fotógrafo e influenciador Roger Cipó. Seu trabalho documenta de forma positiva as religiões de matriz africana e refletesobre masculinidades negras e a identidade do homem negro na sociedade.

"O que se construiu no imaginário da sociedade brasileira em relação à identidade do homem negro é esse lugar da subalternidade. Isso faz com que se crie formas de justificar nossa morte. Morre porque é marginal, porque é bandido. Se não é abatido diretamente, é de forma simbólica, como o Lucas Penteado no BBB", afirmou (a partir de 12:54 do arquivo acima) a respeito do participante que decidiu deixar a competição.

Para Cipó, negros presentes na atual edição do reality tiveram grande responsabilidade sobre o "expurgo" de Lucas Penteado.

O BBB21 trouxe um número recorde de participantes negros — nove de um total de 20. O entrevistado criticou a máxima "pretos no topo", que costuma ser evocada para comemorar a representatividade negra em diferentes espaços.

"Não existe 'pretos no topo' enquanto a gente ainda é o topo do número de mortes por arma de fogo nesse país, o topo no número de encarceramento, enquanto as mulheres negras ainda são mais violentadas nesse país. Não existem pretos no topo no Brasil", declarou (a partir de 24:04 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL e coletivos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, DeezerApple Podcast e CastBox.

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: