Chamada Pública: ReIntegrar com equidade de raça e gênero para egressos do sistema carcerário ACESSAR

Cinco podcasts de vozes pretas para conhecer no Spotify

Autor: Ana Raquel Barreto e Vanessa Brunt Data da postagem: 16:00 17/03/2021 Visualizacões: 463
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Cinco podcasts de vozes pretas para conhecer no Spotify/Reprodução: Ibahia

Uma seleção especial para aqueles que se interessam e querem aprender mais sobre a cultura negra e seus movimentos, além de histórias inspiradoras de grandes personalidades e muito mais

Pensar, sonhar e comunicar histórias. A todo momento o ser humano é atraído por experiências alheias e conteúdos interativos, a fim de aliviar o formato já saturado que a mídia possui.

Felizmente, é perceptível diversos avanços tecnológicos e a crescente criação humana de acordo com as necessidades da sociedade.

E ao notar a saturação e o bombardeio de informações em determinados horários do dia, plataformas de streaming como Netflix, Spotify, Amazon, Deezer e tantos outros, resolveram revolucionar ao dar o controle do que e quando consumir determinados conteúdos.

E justamente por esse controle de poder consumir o conteúdo que quiser, contra a alta demanda de produção dos mesmos, algumas pérolas acabam se perdendo dentre tantos títulos.

No Spotify, por exemplo, a quantidade de podcasts aumenta a cada dia, e isso dificulta na disputa por audiência.

Mesmo que não seja o Dia da Consciência Negra, nos últimos tempos, a sociedade vem se movimentando ainda mais nas ruas e nas redes contra o racismo. Está cada vez mais compreendido o quanto se tornou essencial aprender mais e acompanhar sobre a causa negra, sua história e os seus bate-papos e amadurecimentos para ficar por dentro das novidades, conceitos, desafios e muito mais.

Considerando a revolução dos podcasts no dia a dia, e o quão indispensável é contribuir na divulgação desse formato midiático cujo temas essenciais para o nosso avanço são abordados, o NÃO ÓBVIO selecionou podcasts onde as produções e/ou conteúdo são por personalidades negras. Confira:

AfroPai

Foto: reprodução

O primeiro podcast sobre Paternidade negra do Brasil! Mesmo que seu público alvo sejam os pais negros, pode ter certeza que independente do seu tom de pele, o podcast AfroPai cairá como uma luva para os homens e mulheres que estão ingressando na paternidade e maternidade.

O objetivo do podcast é discutir abertamente sobre os medos, angústias, experiências e principalmente, sobre a negritude.

Abordar sobre os impactos e presentes que são dados pela vida a partir da gestação até o dia a dia com a criança, cria entre o ouvinte e Leandro, uma conexão e identificação com as experiências.

Leandro Ferreira, é professor, um dos criadores e apresentadores do AfroPai, e pai do Benjamin. Com a chegada do filho vieram mudanças de rotina e desafios.

Dialogar sobre as mudanças foi uma tarefa que ele topou por refletir na dificuldade de bater um papo sobre filhos para o público geral, imagine para os pais negros.

O podcast conta com a participação de Hélio também, paulista, corretor de seguros e pai de Elis, uma menina branca. Discutir sobre a paternidade sem o peso de falar sobre o racismo já é um alívio, para ele.

Onde ouvir: Spotify

 Instagram| Site Twitter

Negra Voz

Foto: reprodução

O podcast que conta a História Negra do Brasil em uma série especial lançada em 4 de Setembro de 2019, para o jornal O Globo. Os episódios são no formato narrativo e documentário, a cerca da herança africana e os grandes feitos de negras e negros do passado e presente.

Por trás dessas produções, está o Tiago Rogero, jornalista que foi vencedor do 42° Prêmio Vladimir Herzog (2020), em Produção Jornalística em Áudio, com o 5º episódio do podcast Negra Voz. Ele produziu, apresentou e editou todos os episódios no formato narrativo e que foram publicadas pelo jornal O Globo.

Cada episódio conta a história de personalidades de peso como Dandara Batista, Benê Ricardo, Conceição Evaristo e muitas outras pessoas que podem inspirar e incentivar os ouvintes.

Onde ouvir: Spotify | YouTube

InstagramSite

Negro da Semana

Foto: reprodução

Com inúmeros séculos de história, revoluções e modificações sociais, já imaginou quantas personalidades negras marcaram de alguma forma a história?

É justamente essa pergunta que o podcast Negro da Semana, criado pelo escritor e criador de conteúdo Alê Garcia, responde.

O escritor, além de retratar sobre as grandes personalidades negras, aborda a cultura negra, em seus livros, canal no YouTube, no IGTV e podcast.

Algumas das personalidades já retratadas foram: primeira atriz negra brasileira a pisar em um palco, Ruth de Souza; o considerado pela revista Rolling Stone como o maior cantor da história, Stevie Wonder; o maior boxeador de todos os tempos, Muhammad Ali; e muito mais!

Onde ouvir: Spotify

YouTube Instagram | Twitter

Kilombas

Foto: reprodução

Inspirado do livro “Memórias da Plantação”, de Grada Kilomba, o podcast abriu esse espaço para ser uma espécie de quilombo virtual, onde é possível dialogar sobre assuntos do cotidiano, sobre o que aflige as mulheres negras, além de abrir um espaço para convidados dispostos a conversar sobre questões de raça e gênero.

Grada Kilomba, a inspiração do podcast, é escritora, psicóloga e artista interdisciplinar portuguesa. nascida em Lisboa, Portugal. Em seu livro “Memórias da Plantação“, desmonta a normalidade do racismo, traz a tona toda a violência envolvida e traumas em episódios de histórias psicanalíticas.

A obra é interdisciplinar, combina com a teoria pós-colonialista, estudos sobre a branquitude, racismo, psicanálise e outros pontos importantíssimos.

Onde ouvir: Spotify

Instagram | Twitter | Facebook

Vidas Negras

Foto: reprodução

Como esquecer o movimento Black Lives Matter? Não tem como, pois foi um dos movimentos que marcaram o ano de 2020 nas notícias, redes sociais e em mídias televisivas a nível internacional.

Mais debates foram efetuados a partir desse evento, e a preocupação em como não ser racista aumentou no pensamento e comportamento popular.

No podcast Vidas Negras, original do Spotify, essas vidas são celebradas! Tiago Rogero, é um dos coordenadores do projeto Rádio Novelo [que produz a série Vidas Negras], e apresentador que analisa e entrelaça a origem, a trajetória, as obras de personalidades da história e da atualidade.

Feminismo negro, as origens, pioneirismo científico, referências da dramaturgia brasileira são alguns dos assuntos abordados nos episódios de Vidas Negras.

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: