Chamada Pública: ReIntegrar com equidade de raça e gênero para egressos do sistema carcerário ACESSAR

Papo Preto #36: A importância de ações afirmativas como as cotas raciais

Autor: Redação Uol Data da postagem: 12:00 29/06/2021 Visualizacões: 279
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Papo Preto #36: A importância de ações afirmativas como as cotas raciais/Reprodução: UOL

Neste episódio de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues conversa com a sócia e diretora do Alma Preta Jornalismo, Elaine Silva, e com o coordenador de comunicação, Vinícius de Araújo, para discutir a importância das cotas raciais.

 

Vinícius expõe que diversas pesquisas mostram a pouca participação de negros no mercado de trabalho em cargos de chefia, o que é chocante considerando que a população negra é maioria no Brasil (a partir de 4:13 do arquivo acima).

"As cotas chegam ao Brasil em 2004 e entram como ações afirmativas. Elas servem para igualizar as coisas, historicamente a população negra foi prejudicada, tem todo um histórico de escravidão. Essa ação chega como uma das ferramentas para tornar esse jogo mais igual", diz ele.

Mesmo ampliando o acesso dos negros a empresas e universidades, a adoção de cotas gerou muita discussão que culminou em mais preconceito. Elaine diz que os negros têm que provar o tempo todo a sua capacidade. "Muito mais quando você é mulher. O grande desafio é formar pessoas negras, com ou sem escolaridade, porque tudo acontece quando vem a oportunidade. É difícil começar sem ter oportunidade (a partir de 12:06 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

 

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: