Educação Básica - Projetos e Artigos científicos ACESSAR

Série de podcasts aborda jornalismo feito em periferias, comunidades ribeirinhas e quilombos

Autor: Redação Periferia em Movimento Data da postagem: 12:00 05/10/2021 Visualizacões: 81
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Série de podcasts aborda jornalismo feito em periferias, comunidades ribeirinhas e quilombos/Reprodução: Periferia em Movimento

Entre maio e setembro de 2021, a Periferia em Movimento promoveu uma série de encontros para discutir o fazer jornalístico das margens. A iniciativa fez parte da programação da Rádio Mixtura, uma rádio web que em 2021 reuniu 21 coletivos para abordar temáticas diversas, como comunicação popular, futebol de várzea, sustentabilidade, empreendedorismo, cultura de quebrada, vivências de mulheres negras, entre outros.

É possível conferir os programas no instagram, receber pelo whatsapp ou baixar aplicativos para Android ou iPhone.

No primeiro programa realizado pela Periferia em Movimento, a jornalista e co-fundadora da iniciativa, Aline Rodrigues, entrevistou Juliana Salles de Souza. Ela é doutoranda e mestra emna linha de pesquisa Comunicação e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM-USP), com uma pesquisa sobre educomunicação popular e periférica em São Paulo (Brasil) e Medellín (Colômbia).

Juliana investigou o jornalismo de quebrada a partir das práticas da Periferia em Movimento e, posteriormente, a educomunicação popular e periférica a partir da PEM comparada a uma iniciativa de Medelin, na Colômbia. Assista:

Já no episódio 2, Aline conversou com Walter da Silva, do podcast Existo – Rede Norte-Nordeste, com um papo sobre as notícias pelo olhar da juventude. Walter tem 24 anos, é da comunidade ribeirinha Pedra Branca, no rio Tapajós (Pará), e fundador do Coletivo Jovem Tapajônico “Territórios”, grupo jovem mobilizador de informações que trabalha pela preservação ambiental. Confira:

No terceiro episódio, o jornalista Thiago Borges falou com André Fernandes, também jornalista, escritor, palestrante e documentarista. Há quase 30 anos, André trabalha em favelas do Rio de Janeiro e é fundador da Agência de Notícias das Favelas (ANF), que atua com articulação, pesquisa e mídia. Veja:

No episódio 4, Aline entrevistou Geisiane Teixeira. Jornalista, pós-graduada em Gestão e Assessoria de Comunicação, ela é uma das fundadoras e coordenadora do Ponto de Cultura Varal Agência de Comunicação, programa criado em 2011 pela ONG Ateliê de Ideias em Vitória (Espírito Santo). No programa, elas falaram sobre o Calango Notícias, um jornal comunitário na capital capixaba. Assista:

E para finalizar, o quinto episódio recebeu Raimundo Quilombo para apresentar a Rádio e TV Quilombo Rampa. A iniciativa criada pela juventude do Quilombo Rampa Vargem Grande, no Maranhão, usa materiais improvisados (com câmera de papelão, tripé de bambu, bambu drone, entre outros) para documentar a realidade da comunidade e disseminar informações nas redes sociais. Estudante de Geografia, Raimundo é um jovem líder quilombola. Assista:

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: