Programa Prosseguir 2ª Edição

conheça

Dia das Crianças: Racismo na infância

Autor: Giselle dos Anjos Santos Data da postagem: 12:00 12/10/2019 Visualizacões: 1207
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Dia das Crianças: Racismo na infância / Foto: Reprodução

Neste Dia das Crianças, é necessário lembrar que as crianças negras são muito mais vulneráveis, elas são as principais vítimas de fenômenos sociais como a situação de rua, o trabalho infantil e a exploração sexual.

O CEERT desenvolveu em 2015, sob a coordenação do advogado Dr. Daniel Teixeira, o projeto: “Direito da criança e do adolescente e a promoção da igualdade racial”. Este projeto contou com diferentes ações envolvendo os profissionais do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente, que buscaram ilustrar para toda a sociedade brasileira que o “racismo na infância é uma forma de maus tratos”.

O racismo que acomete as crianças negras gera diferentes problemáticas, como as doenças psíquicas, amplia o baixo desempenho e a evasão escolar, bem como, intensifica a condição de vulnerabilidade e violações de direitos.

Como afirmou o Dr. Daniel Teixeira “O racismo na infância, especialmente protagonizado por adultos que deveriam proteger a criança, acarreta dano psíquico que afeta diversas dimensões da subjetividade. Hierarquiza a criança negra como inferior e a circunscreve ao lugar social de exclusão e negação de direitos.” (In TEXEIRA, Daniel. Discriminação racial é sinônimo de maus-tratos: A importância do Eca para a proteção das crianças negras. São Paulo, 2016, CEERT, p. 62).

Veja os vídeos da campanha desenvolvida para este projeto:

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: