EDITAL EQUIDADE RACIAL

ACESSAR

Debatendo racismo na infância, vídeo com MC Sophia ganha repercussão nas redes sociais

Autor: Redação (Brasil de Fato) Data da postagem: 11:30 11/08/2015 Visualizacões: 1782
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:

Em episódio de webdocumentário , a rapper de 11 anos relata que pediu à mãe para ser branca e como superou o preconceito: "o meu cabelo é cacheado. Duro é o seu preconceito!".

"Quando eu era de uma escolinha a minha amiguinha falou assim 'eu sei porque você é negra'. Eu falei: 'por quê?'. 'Porque quando você era bebê você caiu em um balde de tinta'. Todo mundo me zoava. Ai teve um dia que eu falei pra minha mãe: 'mãe eu quero ser branca'!". Este é um dos relatos de Sophia Gomes da Rocha, a MC Sophia, de 11 anos, em sua participação em novo vídeo da websérie Empoderadas.

Publicado nesta quinta-feira (7), o vídeo que retrata o processo de empoderamento da rapper ganhou grande repercussão nas redes sociais. Já são mais de 115 mil visualizações e cerca de 4.800 compartilhamentos até a tarde de hoje (8).

No vídeo, Sophia conta o espanto da mãe ao saber da sua vontade de "mudar de cor" e como a influência dela, ao levá-la para atividades de hip hop e discutir o racismo dentro de casa, fez com que conseguisse se aceitar. "Agora já tem umas frases que eu uso pra quem me xingar: 'O meu cabelo não é duro, o meu cabelo é cacheado. Duro é o seu preconceito!'", rebate.

“Uma pesquisadora e fã de história” é como Sophia se caracteriza na gravação de cerca de cinco minutos. O acúmulo dos livros e pesquisas, que a fizeram conhecer importantes referências da luta da mulher negra no país como Carolina Maria de Jesus [escritora e compositora] e Dandara [liderança da resistência negra contra a escravidão], estão agora nas letras cantadas por ela:"Menina pretinha / Exótica não é linda / Você não é bunitinha / Você é uma rainha".

Proposta

Empoderadas  é uma websérie em formato documental que visa apresentar mulheres negras das mais distintas áreas de atuação - comoartes, entretenimento, política e empreendedorismo - e que possibilitam o empoderamento das demais mulheres. O projeto é realizado pelas cineastas Joyce Prado e Renata Martins.

Assista ao vídeo de MC Sophia: http://migre.me/r5mNE





Leia também: 

Racismo na infância: o dia em que minha mãe mudou minha vida!

O impacto do racismo na infância

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: