EDITAL EQUIDADE RACIAL

ACESSAR

Carnaval de Olinda: prepare o seu corpo para o agito

Autor: Redação (Doutíssima) Data da postagem: 10:00 05/02/2016 Visualizacões: 809
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Os bonecos são presença confirmada no Carnaval da cidade. Foto: iStock, Getty Images

Não sabe ainda onde vai passar a maior festa popular brasileira? O Carnaval de Olinda, em Pernambuco, pode ser a opção que você estava procurando.

Segundo os balanços divulgados pela prefeitura da cidade, em torno de 5,5 milhões de pessoas pularam carnaval nas tradicionais ladeiras do município nos últimos dois anos.

Nessa época do ano, a taxa de ocupação em hotéis e pousadas da região chega a ser de 98%. Ou seja, vale a pena se apressar para garantir o seu lugar nessa festa.

Carnaval de Olinda: folia além do frevo

Que Pernambuco é o berço do frevo, todo mundo sabe. O ritmo dos guarda-chuvas é o destaque cultural do Carnaval de Olinda, que é repleto de alegria e diversidade, mas está longe de ser o único. Entre as ruas e ladeiras históricas da cidade, o maracatu, o samba, e o afoxé também ganham espaço. É festa para não deixar nenhum folião parado.

Em Olinda, todo ano recebe uma preparação especial para a folia. A cidade é decorada para homenagear algumas personalidades que ajudaram a manter a cultura e tradição do Carnaval. As ruas ficam mais coloridas com enfeites, bandeirolas, bonecos gigantes e guarda-chuvas de frevo, que se misturam com as fantasias dos foliões.

Programação Carnaval de Olinda 2016

Os cinco dias de Carnaval em Olinda prometem diversas atrações por toda a cidade, que conta também com shows que não ficam restritos apenas ao Centro Histórico. Desfiles de blocos e camarotes também chamam a atenção por lá e garantem o alto astral.

Na dúvida com tantas opções? Confira a programação que espera você e escolha quais festas tem o seu estilo:

Desfile de blocos

O desfile de blocos já é tradição em Olinda. Alguns acontecem, inclusive, antes mesmo de começar o Carnaval. A festa com os Bonecos Gigantes – tradicional evento que retrata personalidades -, por exemplo, acontece no último sábado antes da folia e na segunda e terça de carnaval, sempre às 10h da manhã.

O mesmo acontece também com a Noite para os Tambores Silenciosos, cotejo que mostra elementos da cultura afro, e como Bloco das Virgens Abraça Brasil , que reúne trios elétricos com bandas famosas. Durante a folia, ainda passam pelas ruas de Olinda, o Bloco do Homem da Meia Noite e o Bloco do Enquanto Isso na Sala da Justiça.

Camarotes

Além dos desfiles, os camarotes também aquecem as noite no Carnaval de Olinda. Entre os dois mais famosos estão o Carvalheira na Ladeira e o Mansão do Bonfim. O primeiro acontece entre os dias 6 e 9 de fevereiro, com atrações como Saulo, O Rappa, Latino, Maestro Spok e Alceu Valença.

Já no segundo, as atrações tocam nos dias 7 e oito. Sobem ao palco no domingo: MC Sapão, Baile da Favorita, John Geração e Manoel Neto. No sábado, as apresentações incluem Lucas Lucco, Pedrinho Pegação e as duplas Neto e Diego e Felipe e Gabriel.



Leia também: 

Dez atrações imperdíveis do carnaval do Recife e de Olinda

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: