EDITAL EQUIDADE RACIAL

ACESSAR

Programa Equidade é Prioridade Étnico-Racial visa promover cultura organizacional equitativa em empresas. Participe!

Autor: Bruna Ribeiro Data da postagem: 11:46 19/04/2021 Visualizacões: 435
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Lançamento do programa Equidade é Prioridade Étnico-Racial/Divulgação

A Rede Brasil do Pacto Global e o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) convidam você para participar do Lançamento do programa Equidade é Prioridade Étnico-Racial, marcado para o próximo dia 20 de abril, às 9h30. As inscrições podem ser realizadas neste link.

O programa Equidade É Prioridade é uma potente ação que incide positivamente na agenda do setor privado, a fim de promover mais diversidade e inclusão dentro das empresas. Atualmente, as pessoas negras representam 56% da população brasileira, mas ocupam apenas 4,7% dos cargos de liderança das 500 maiores empresas do país.

Uma das maneiras possíveis e concretas de mudança do cenário de exclusão e desigualdade racial é o investimento em políticas de ações afirmativas que incorporam um comportamento ativo das organizações no sentido de garantir, fomentar e propiciar oportunidades iguais.

A programação contará com a apresentação do diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global Carlo Pereira e da diretora executiva do CEERT Cida Bento, também doutora em psicologia social, colunista da Folha de São Paulo e eleita pela revista The Economist uma das 50 profissionais mais influentes do mundo no campo da diversidade.

Segundo Daniel Teixeira, diretor executivo do CEERT, o lançamento do projeto Equidade é Prioridade é de grande relevância por reunir duas instituições com atuação importante no campo da equidade no trabalho.

“O Pacto Global das Nações Unidas vem fazendo o engajamento de empresas em temas  e princípios de interesse público mundialmente desde o ano 2000. Já o CEERT promove a equidade racial no Brasil e outras dimensões de equidade nas relações de trabalho há 30 anos. Isso fará com que empresas verdadeiramente interessadas em promover políticas e práticas de equidade racial façam sua adesão e integrem essa iniciativa tão importante”, disse.

Júlia Rosemberg, consultora do CEERT, explicou que a ideia do projeto Equidade é Prioridade Étnico Racial veio espelhada no projeto Equidade é Prioridade Gênero, já realizado anteriormente pelo Pacto Global. “Agora essa parceria começa com a expertise do CEERT em fazer censo. Vamos lançar a primeira edição e queremos que outras venham em seguida”, disse Julia. Ainda segundo a consultora, as empresas participantes receberão um censo e um diagnóstico de processos.

“Vamos estabelecer metas para cada uma delas, considerando especificidades como região e ramo de atividade. A ideia é que as empresas tenham metas para cumprir até 2026 ou até 2030, com o principal objetivo de aumentar o número de pessoas negras especialmente em cargos de liderança. É preciso ter uma demografia interna condizente com a demografia do país, incluindo principalmente mulheres negras em lugares estratégicos”, concluiu.

Serviço

O que: Lançamento do programa Equidade é Prioridade Étnico-Racial

Quando: 20/04/2021

Horário: 9h30 às 10h30

Faça sua inscrição neste link

 

 

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: