Chamada Pública: ReIntegrar com equidade de raça e gênero para egressos do sistema carcerário ACESSAR

Evento online busca conectar empresas com jovens negros universitários

Autor: Redação Diário Gaucho Data da postagem: 12:00 09/07/2021 Visualizacões: 193
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Evento online busca conectar empresas com jovens negros universitários/Reprodução: Diário Gaucho

Conferência Afro Presença ocorrerá de forma virtual entre 8 e 10 de setembro e as inscrições, que são gratuitas, já começaram. 

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do evento online Afro Presença, um projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT-SP), ONU Mulheres e empresas do setor privado. O encontro, que será realizado entre 8 e 10 de setembro, tem como objetivo conectar empresas nacionais e internacionais com jovens negras e negros universitários do Brasil todo. 

Segundo a organização, o principal propósito da conferência é possibilitar que a juventude negra tenha um papel de destaque e com voz ativa dentro das empresas. O criador de conteúdo gaúcho Alê Garcia,  41 anos, foi painelista na primeira edição, que ocorreu em 2020, e acredita que um evento desse porte pode transformar a realidade de muitos jovens: 

– É fundamental, porque apresenta para jovens de todas as partes do Brasil informações que podem mesmo mudar a vida deles. São diversas oficinas que ampliam conhecimentos e fortalecem a autoestima dos participantes. Além, claro, das oportunidades de trabalho que são oferecidas durante o evento. São empresas de vários setores e de grande abrangência. É realmente uma oportunidade única. 

A edição deste ano contará com painéis, oficinas, dicas de consultores renomados, além de divulgação de vagas.  Também serão apresentados conteúdos sobre sociedade, mercado de trabalho e carreira.  As palestras acontecerão de forma simultânea durante os três dias de evento. Para conferir a programação completa e realizar a inscrição clique aqui. 

Sobre o movimento 

O Movimento Afro Presença surgiu através do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros Universitários no Mercado de Trabalho, promovido pelo Ministério Público do Trabalho. O Afro Presença tem como objetivo prevenir e combater a discriminação racial nas relações de trabalho e valorizar a diversidade racial nos espaços empresariais, de modo a reduzir as desigualdades raciais no campo econômico e, consequentemente no social, político e cultural. 

Em 2020, o Pacto Global da ONU foi envolvido no Afro Presença para trabalhar a redução das desigualdades no setor privado, através do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 10 (Redução das Desigualdades).

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: