O sofrimento humano nos grandes centros urbanos: desafios para psicologia

Autor: Conselho Regional de Psicologia de São Paulo Data da postagem: 14:05 27/08/2014 Visualizacões: 3152
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:


Dia da/o Psicóloga/o - São Paulo
O sofrimento humano nos grandes centros urbanos:
desafios para psicologia

Data: 27 de agosto de 2014 (quarta-feira)
Horário: 13h00 às 22h00
Local: Auditório do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06
Endereço: Rua Arruda Alvim, 89, Jd. América, São Paulo, SP.
Entrada gratuita
Ainda há vagas para inscrições no local do evento.

Sendo uma das cinco maiores megalópoles do mundo, a cidade de São Paulo é conhecida pelo cotidiano saturado de inúmeras dificuldades. Seja na experiência individual mais imediata ou naquilo que tange à estrutura da vida de toda sua enorme população, a cidade de São Paulo remete constantemente seus moradores às dificuldades próprias dos grandes centros urbanos da América Latina: malha urbana caótica e pouco planejada, riqueza mal distribuída e uma oferta de serviços escassa e difícil para ampla maioria da população.

Nesse contexto, emergem problemáticas que provocam a psicologia a se posicionar e reinventar seu lugar constantemente. Seja no campo clínico, da saúde ou do atendimento à população nos mais diferentes serviços, o profissional da psicologia é o tempo todo convocado a dar respostas ao sofrimento humano próprio à vida dos grandes centros urbanos. Para essa semana do psicólogo, nós do CRP-SP, convidamos profissionais psicólogos de diferentes campos de atuação para debater sobre duas dimensões fundamentais desse sofrimento: a solidão e a violência.

Também será realizado um sarau com diferentes expressões praticadas por psis de toda a cidade, dando espaço à nossa diversidade e capacidade de criação artística, outra característica própria da vida pujante dos grandes centros.

Participe desse dia de debate e celebração do Dia da/o Psicóloga/o em nossa sede!

Programação:
13h00 às 14h00 Credenciamento
________________________________________
14h00 às 14h15 Mesa de Abertura

Elisa Zaneratto Rosa - Conselheira Presidente do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06.

Apresentação do Vídeo: "Psicologia: Todo dia, em todo lugar. Para uma sociedade mais democrática e igualitária".
________________________________________
14h15 às 17h00 Mesa 1 e Debate: "A solidão nos grandes centros urbanos: contribuições da psicologia clínica”. Coordenação:

Luiz Eduardo V. Berni - Psicólogo clínico. Doutor em Psicologia (USP). Mestre em Ciências da Religião (PUC SP). Pesquisador sobre transdisciplinaridade (CETRANS e URCI). Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06. Coordenador do GT Diversidade Epistemológica não Hegemônica em Psicologia e o Diálogo com os Saberes Tradicionais (DiverPsi), representante do CRP 06 no GT Nacional Psicologia e Laicidade.


Palestrantes:

Carlos Eduardo Freire - Professor Auxiliar de Ensino da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicólogo pela PUC SP -1976. Professor da Faculdade de Psicologia PUC SP - desde 1976 até hoje. Supervisor da Clínica Psicológica Ana Maria Popovic - PUC SP - de 1992 a 2006. Membro Efetivo da Associação Brasileira de Daseinsanalyse.

Ronaldo Torres - Psicanalista. Membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo. Mestre e Doutor pelo Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP.

David Abdo Benetti - Artista Plástico. Fez especialização em Dependência Química e Não Química no PROAD. Gerente de Consultório na Rua, em São Bernardo do Campo. Realizou Oficinas Culturais com usuários na Baixada Santista nos Caps e no Hospital Anchieta, em Santos. Atuou na implantação do Projeto Qualis (Qualidade Integral de Saúde). Iniciou seu trabalho dentro das Políticas Públicas de Álcool e Drogas, em Santo André, como também no Programa de Redução de Danos.
________________________________________
17h00 às 19h00 Café de Confraternização

Sarau da/o Psicóloga/o - Apresentações artísticas de psicólogas/os.
________________________________________
19h00 às 22h00 Mesa 2 e Debate: "A violência nos grandes centros urbanos: um desafio para a psicologia e para o campo das políticas públicas”.

Coordenação:

Bruno Simões Gonçalves - Psicólogo. Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06. Coordenador do Núcleo Terra, Raça, Etnia, GT Psicologia Povos Indígenas do CRP 06.

Palestrantes:

Roberto Alves Banaco - Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento. Professor Titular na PUC SP. Membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Psicologia. Membro do Conselho da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.

Jorge Broide - Psicanalista. Analista Institucional. Professor do Curso de Psicologia da PUC SP. Doutor em Psicologia Social pela PUC/SP. Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. Coordenador da Coleção Biblioteca Juruá Práxis Psicanalítica. Trabalha com situações sociais críticas há 38 anos.

Emiliano de Camargo David - Colaborador do Instituto AMMA Psique e Negritude. Especialista em Psicopatologia e Saúde Pública (Fac. Saúde Pública USP). Psicólogo do CAPS Infantil Freguesia do Ó / Brasilândia. Acompanhante Terapêutico e Psicólogo Clínico.
________________________________________
22h00 Encerramento
Informações:
Departamento de Eventos do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06
Tel.: 3061.9494, ramais 334, 336, 337, 355, 356 e 357.
E-mail: eventos02@crpsp.org.br
Estacionamento: Car Park
Rua Cardeal Arcoverde, 201, Jardim América, São Paulo, SP
Para obter o desconto, retire o selo na recepção do CRP SP



Curta a nóticia:
Curta o CEERT: