Desabafo social: a importância da representatividade negra

Autor: Redação Mmídia Ninja Data da postagem: 12:00 24/01/2017 Visualizacões: 6256
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Desabafo social: a importância da representatividade negra / Foto: Mídia Ninja

Sabe, representatividade importa sim.

A mesa 'Desabafo Social', realizada na tarde deste sábado (21) no Festiva, encontro de ativistas que acontece no Rio de Janeiro, tratou do tema da representatividade negra e falou sobre a importância do empoderamento frente ao racismo presente nas estruturas e instituições da sociedade.

O youtuber Murilo Araújo contou sobre a sua experiência nas redes, da vivência enquanto LGBT e cristão e sua trajetória. Ele alimenta o canal 'Muro Pequeno'.

Iniciativas que promovem o empoderamento de negras e negros periféricos também foram tema. Falaram Jéssica Oliveira, do 'Bagagem', que promove intercâmbio de jovens, e Priscila Barbosa, do Autoestima diva, que trata do empoderamento emocional de mulheres negras trouxeram suas experiências.

"O empoderamento emocional muda a vida da mulher. Só assim uma mulher que já está há anos em um relacionamento abusivo, pode sair dele para concluir o ensino médio, por exemplo", afirmou Priscila.

Sobre a representatividade nos espaços de mídia, a produtora Ana Paula Paulino narrou sua trajetória e como passou a trabalhar com a MC Carol. Há dois anos trabalhando com a funkeira, ela falou sobre o machismo no mercado musical e a importância da expressão periférica como a da MC Carol.

Muitos dos presentes interagiram e vale ressaltar que, logo no final da roda de conversa, a fundadora da Mídia Ninja, Dríade Aguiar, contou sobre como a rede vem construindo conteúdos sobre essas pautas, e houve a exibição do filme 'Regeneração'.

Leia também:

Representatividade importa sim!

Representatividade importa e é tema de debate em Salvador

“Queremos representatividade para além do comercial de xampu”

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: