EDITAL EQUIDADE RACIAL

ACESSAR

Seminário Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra

Autor: Redação Porvir Data da postagem: 13:06 19/10/2016 Visualizacões: 697
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Imagem Divulgação

Como forma de incentivar o debate sobre jovens negros e sua relação com o ensino médio, será realizado, no dia 24 de outubro, em São Paulo, o Seminário Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra.

O objetivo do encontro é discutir os desafios de acesso, da permanência e da conclusão do ensino médio de qualidade por essa parte da população. Além disso, a ideia é compartilhar ações positivas e bem sucedidas que acontecem pelo país.

Para isso, o evento contará com a presença de diferentes especialistas que atuam na área. A palestra de abertura, por exemplo, ficará a cargo da jornalista da Globo News e do jornal O Globo, Flávia Oliveira, e da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, Macaé Maria Evaristo dos Santos. Juntas, elas falam sobre “Direitos Humanos e os desafios da diversidade no Ensino Médio”.

Logo em seguida, o tema “Juventude em Movimento” será discutido por Camilla Gomes, do Coletivo MariaLab (espaço voltado para mulheres e meninas que querem ensinar e aprender ciências e tecnologia); pela pesquisadora na área de filosofia política e feminista e secretária-adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Djamila Ribeiro e pelo estudante do ensino médio, Pablo Spinelli.

“Soluções possíveis e evidências” é o tema da última discussão do dia, que fica a cargo de Anna Helena Altenfelder, superintendente do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária); Cida Bento, coordenadora executiva do CEERT (Centro de Estudos de Relações de Trabalho e Desigualdades); Denise Carreira, coordenadora adjunta da Ação Educativa e Fabiana Carvalho, do Instituto Federal do Ceará.

Por fim, Ricardo Henriques, do Instituto Unibanco; Sueli Carneiro, do Conselho Deliberativo do Geledés e Baobá (Instituto da mulher negra) e Valter Silvério, da Universidade Federal de São Carlos fecham o evento com o lançamento do 2º Edital Gestão Escolar para a Equidade: Juventude Negra. A ideia é selecionar dez projetos da área de gestão para serem desenvolvidos no ano que vem em escolas públicas brasileiras.

Os interessados em participar do encontro devem ficar atentos: as inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitas. O formulário pode ser preenchido nesse link.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfpdupTYe2TTIzK9JWVO3fNOa98Vrqx6rgI94m6mx4AESZs6g/viewform

Leia também:

II Encontro da Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras

Mulheres do Amanhã

I Fórum Sim à Igualdade Racial

 

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: