Aberta inscrição para curso de capacitação profissional para jovens negros

Autor: Redação SP Agora Data da postagem: 16:00 12/04/2019 Visualizacões: 565
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Aberta inscrição para curso de capacitação profissional para jovens negros / Foto: Reprodução - SP Agora

Voltada para jovens negros de 18 a 30 anos com ensino médio completo ou no primeiro ano do ensino superior ou técnico, o projeto “Diversidade Racial: capacitação de jovens talentos para o mercado de trabalho” abre inscrições para sua segunda edição. A iniciativa da Faculdade Zumbi dos Palmares e da FEBRABAN – Federação Brasileira dos Bancos tem como objetivo melhorar a formação e ampliar as chances dessas pessoas de aproveitar oportunidades no mercado de trabalho, especialmente no setor financeiro.

Os interessados podem se inscrever a partir desta quarta-feira (10) pelo link.

Serão oferecidas 180 vagas. As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h, na Faculdade Zumbi dos Palmares (Av. Santos Dumont, 843 – Armênia, São Paulo – SP). A previsão de início das aulas é em maio. Também serão oferecidos aos alunos vale transporte e lanche para os alunos.

A primeira turma do projeto, realizada no ano passado, formou 155 jovens. Desses, 81 terminaram o curso já empregados em companhias do segmento financeiro, da indústria química, do setor de alimentos e bebidas e outros. Os alunos ocuparam não só posições de aprendizes e estagiários, mas também foram contratados como empregados efetivos em áreas como sustentabilidade, auditoria e jurídico.

Além da inscrição pela internet, o processo seletivo inclui uma triagem, para avaliar se o interessado se encaixa no perfil de aluno procurado pelo curso, uma entrevista para avaliação da situação socioeconômico do jovem e dinâmica de grupo. 

O curso terá duração de 246 horas. A grade curricular foi pensada para desenvolver habilidades e conhecimentos muito demandados pelo mercado de trabalho. Entre as disciplinas do curso estão noções de macroeconomia, matemática financeira, técnicas de abordagem comercial e aulas preparatórias para obtenção da CPA-10, uma certificação importante para quem pretende atuar no setor financeiro.

Durante a capacitação, os jovens também participarão de atividades com profissionais do mercado e empresas para ampliar sua rede de contatos e aproximarem-se do universo corporativo.

Outro foco essencial do projeto é desenvolver as competências socioemocionais dos jovens. Para isso, também serão ministradas aulas sobre relacionamento interpessoal, comportamento no mundo dos negócios, comunicação empresarial e educação financeira. Ao longo do curso, serão realizadas dinâmicas com objetivo de preparar os alunos para participar de entrevistas de emprego.

De acordo com Fabio Moraes, diretor de Educação Profissional e Financeira da FEBRABAN, o curso foi pensando para preparar os jovens para entrar no mercado de trabalho, tanto do ponto de vista técnico, quanto emocional e comportamental. “Nosso objetivo é dar ferramentas para que esses jovens tenham autonomia para irem atrás de seus sonhos e projetos”.

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: