EDITAL EQUIDADE RACIAL

ACESSAR

Retrospectiva CEERT 2019: Tecnologia de Gestão Escolar para Equidade de Raça

Autor: Equipe CEERT Data da postagem: 19:00 19/12/2019 Visualizacões: 197
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Tecnologia de Gestão Escolar para Equidade de Raça / Foto: CEERT

Dando sequência a iniciativas de grande impacto na área da Educação, tal como nos revela o legado do Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero, o CEERT inovou no ano de 2019 com o desenvolvimento de uma “Tecnologia de Gestão Escolar para Equidade de Raça”.

Essa iniciativa desenvolvida em parceria com o Itaú Social e que faz parte do Programa “Melhoria da Educação”, busca fortalecer práticas pedagógicas e de gestão que auxiliam a implementar a LDB alterada pela Lei 10.639/03. Neste sentido, ao longo de 2019 foram realizadas atividades presenciais, curso EAD, entre outras ações voltadas para a formação das/os profissionais para que a equidade de raça seja uma realidade na educação. Esta tecnologia está sendo desenvolvida na cidade de Itapevi (na Região Metropolitana de São Paulo), conjuntamente com a Secretaria de Educação do município, com a participação ativa da alta gestão e de áreas consideradas estratégicas para a consolidação da implementação da Lei 10.639.

Tecnologia de Gestão Escolar para Equidade de Raça / Foto: CEERT

Em 2019, foi realizado o diagnóstico da diversidade de Itapevi com base em indicadores oficiais e públicos, implementado o Comitê Gestor com a participação da Secretaria de Educação, que avaliou e aprovou as “Estratégias de equidade racial para a educação municipal” elaboradas por gestores e técnicos das áreas da SME. Participaram de dois encontros de formação por volta de 220 profissionais – diretores, coordenadores pedagógicos e professores.

Tecnologia de Gestão Escolar para Equidade de Raça / Foto: CEERT

O curso EAD que compõe a tecnologia, está sendo finalizado e será disponibilizado em 2020 para um público mais amplo, por meio da plataforma da Fundação Itaú pela Educação e Cultura, para cumprir com o propósito de fortalecer as secretarias municipais para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade para as redes de educação municipais brasileiras.

Tecnologia de Gestão Escolar para Equidade de Raça / Foto: CEERT

Siga acompanhando o site e as redes sociais do CEERT para saber dos próximos passos deste projeto em 2020.

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: