EDITAL EQUIDADE RACIAL

ACESSAR

Programa Prosseguir promove dois encontros formativos entre estudantes e profissionais inspiradores durante o mês de agosto

Autor: Bruna Ribeiro Data da postagem: 10:00 10/09/2020 Visualizacões: 331
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Turma de Salvador do Programa Prosseguir 2ª Edição/Imagem: CEERT

Durante o mês de agosto, o Programa Prosseguir deu continuidade às suas ações, recebendo dois convidados inspiradores durante os encontros formativos com os estudantes: o educador Pedro Jaime e a pesquisadora Ana Paula Camelo.

O Programa Prosseguir é um conjunto de ações afirmativas destinadas aos estudantes de graduação negras e negros em vulnerabilidade socioeconômica, nas cidades de São Paulo e Salvador. Objetiva criar uma rede que propicie condições de transformar não apenas a vida dos participantes do programa, mas sinalizar para a sociedade a importância de políticas institucionais de equidade e diversidade.

Pedro Jaime esteve presente no dia 8, em um diálogo aberto sobre sua pesquisa, que resultou no livro Executivos negros: racismo e diversidade no mundo empresarial. Segundo Luanda Mayra, analista de projetos do CEERT e graduanda em Ciências Sociais, a conversa teve como foco as diferentes formas de se vivenciar o racismo estrutural no mundo empresarial, apresentando perspectivas internas adotadas por uma visão racista nos ditos "lugares de poder" e de como o debate público produzido no cotidiano influencia tanto em políticas públicas direcionadas ao recorte racial e também no posicionamento das pessoas negras perante as violências sofridas nesse contexto.

Já no dia 22, foi a vez da pesquisadora Ana Paula Camelo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). “A convidada trouxe uma apresentação sobre a técnica de "Design Thinking e Teoria da Mudança" propondo uma reflexão mais densa para os/as estudantes sobre essas teorias e práticas que instigaram até mesmo a pensarem no desenvolvimento de seus próprios projetos e organização de estudos”, contou Luanda.

Durante o mês de setembro, os encontros continuam, com foco nas empresas. Assim prosseguimos nossa narrativa jovem, negra e de muita potência! Na universidade e em todos os espaços! Axé para a turma Prosseguir, de Salvador e de São Paulo!

 

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: