EDITAL EQUIDADE RACIAL

ACESSAR

Seleção do Edital Equidade Racial na Educação Básica chega à fase final

Autor: Bruna Ribeiro Data da postagem: 12:12 10/09/2020 Visualizacões: 807
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Edital Equidade Racial na Educação Básica/Imagem: CEERT

A seleção do Edital Equidade Racial na Educação Básica chega à fase final durante setembro. A previsão da divulgação do resultado é no dia 30 do mesmo mês. A intensa divulgação resultou nas inscrições de pesquisadores das cinco regiões do país, garantindo a representatividade que desejávamos! Agradecemos pela participação de todxs, com a certeza que o resultado será muito rico!

A iniciativa tem como objetivo identificar e apoiar pesquisas aplicadas, bem como reconhecer artigos que apontem soluções para os desafios para a promoção da equidade racial na Educação Básica no Brasil.

O Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) é a organização realizadora do fomento – uma iniciativa do Itaú Social em parceria com o Instituto Unibanco, a Fundação Tide Setubal e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A iniciativa vai ao encontro da aplicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), alterada pela Lei 10.639/03.

A lei inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade do ensino de "história e cultura afro-brasileira". Para o CEERT, a contribuição africana e afro-brasileira para a constituição do país deveria ser valorizada como qualquer outra, mas as diretrizes para a implementação deste conteúdo não são seguidas na prática.

Por isso o Edital Equidade Racial na Educação Básica é tão relevante. Nossa intenção é valorizar pesquisas e estudos que ocorrem na escola, apontando outra possibilidade de educação que possa ser igualitária e considerar as contribuições das matrizes africana e afro-brasileira. O edital vem com essa proposição, que é o objetivo do CEERT no seu Programa de Educação!

 

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: