EDITAL EQUIDADE RACIAL

ACESSAR

Programa Prosseguir: Terceira edição recebe mais de 2000 inscrições de jovens universitários

Autor: Bruna Ribeiro Data da postagem: 09:51 22/02/2021 Visualizacões: 367
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
A lista de selecionados será divulgada na última semana de fevereiro./Imagem: CEERT

A terceira edição do Programa Prosseguir recebeu 2410 inscrições de jovens universitários de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. A lista de selecionados será divulgada na última semana de fevereiro. Idealizado pelo CEERT, o Programa tem como objetivo desenvolver futuras lideranças negras, apoiando universitários de baixa renda, por meio de estratégias de fortalecimento e permanência acadêmica, além de promover o ingresso qualificado no mundo do trabalho.

Ao todo, em 2021, serão 60 bolsas mensais no valor de R$ 600,00, além de atividades formativas, com enfoque em liderança, preparação para o trabalho, equidade racial e curso de inglês, para estudantes negrxs já matriculados na modalidade presencial de cursos de graduação. Os encontros formativos acontecerão aos sábados,com foco no mercado de trabalho e em relações raciais.

Pela primeira vez no Rio de Janeiro, o programa conta com a parceria da professora Thula Pires, da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), além de parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Prosseguir conta com o patrocínio do Itaú e apoio do Instituto Ibirapitanga, bem como da plataforma Confluentes.

Para Yamara Garcia, que atua no desenvolvimento do programa, a iniciativa coloca em evidência futuras lideranças e disponibiliza possibilidades para que elas entrem em contato com o mundo do trabalho e que se conheçam.

“A permanência dos jovens na universidade é também muito importante, devido à alta evasão dos estudantes negros. Vejo que os participantes do Prosseguir ganham um espaço de pertencimento, onde sabem que suas potencialidades podem ser desenvolvidas e reconhecidas. A confortabilidade de estar em um ambiente com outros estudantes negros podendo compartilhar e receber conhecimentos, percepções e vivências que, muitas vezes, não são discutidos no âmbito acadêmico, contribui para fortalecer os projetos de vida de cada um dos participantes”, disse Yamara.

A assessora do programa acredita ainda que a terceira edição será especial, pois a pandemia afetou a população negra em grande escala, principalmente pela crise no mercado de trabalho. “O Prosseguir ganha ainda mais importância para que os estudantes possam continuar construindo suas trajetórias profissionais em um momento de crise, menos preocupados com fatores financeiros”, concluiu. 

 

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: