Chamada Pública: ReIntegrar com equidade de raça e gênero para egressos do sistema carcerário ACESSAR

Oficina apresenta resultados dos projetos do Edital Equidade Racial na Educação Básica, realizado pelo CEERT. Saiba como foi!

Autor: Bruna Ribeiro Data da postagem: 13:00 22/07/2021 Visualizacões: 389
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Oficina apresenta resultados dos projetos do Edital Equidade Racial na Educação Básica, realizado pelo CEERT/Imagem: CEERT

“Não importa o quão longa seja a noite. O dia virá certamente.” Cida Bento, diretora-executiva do CEERT, mencionou o lindo provérbio africano em sua fala inicial na Oficina de apresentação dos resultados parciais dos projetos do Edital Equidade Racial na Educação Básica, realizada entre os dias 7 e 8 de julho. Apesar dos desafios enfrentados pelos pesquisadores ao desenvolverem os trabalhos durante a pandemia, os resultados foram surpreendentes!

O Edital Equidade Racial na Educação Básica: Pesquisa Aplicada e Artigo Científico tem como objetivo identificar e apoiar pesquisas aplicadas, bem como selecionar artigos que apontem soluções para os desafios da construção da equidade racial na Educação Básica no Brasil. Com o propósito de fortalecer coletivos de pesquisa nessa temática e mapear oportunidades estratégicas de atuação, o fomento é uma iniciativa do Itaú Social com realização do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e parceria do Instituto Unibanco, da Fundação Tide Setubal e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

A iniciativa conta com 15 projetos de pesquisa aplicada contemplados, distribuídos nas diferentes etapas da educação básica nas 5 regiões do país, sendo 12 deles desenvolvidos por mulheres e 5 atuando na temática quilombola. 

Segundo Angela Mello, gestora do projeto, as atividades desenvolvidas durante a primeira fase incluíram a submissão do projeto ao Comitê de Ética; a reformulação do Comitê Gestor; a apresentação da pesquisa para o público alvo; o lançamento do projeto; roda de conversas com famílias e docentes; atividades formativas; revisões bibliográficas e elaboração de instrumento de pesquisa.

Os/as pesquisadores/as também desenvolveram entrevistas e aplicaram questionários; analisaram os resultados; realizaram oficinas e palestras; escreveram os projetos de pesquisa (iniciação científica, mestrado e doutorado) e artigos para revistas; analisaram dados e também adquiriram materiais de apoio, como notebook´s, livros, materiais didáticos e brinquedos para as escolas e comunidade escolar.

No encontro, foram apresentados os resultados da primeira fase das pesquisas aplicadas, com a presença de parceiros e apoiadores. Em vídeos, os educadores relataram a experiência de desenvolver pesquisas até o momento. 

As apresentações foram divididas por etapas de ensino. Confira clicando nos links abaixo: 

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental II

Ensino Médio

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: