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É preciso retomar e aprofundar a democratização do ensino superior no Brasil

Autor: Bruno Lazzarotti Diniz Costa e Clara Diniz Data da postagem: 14:00 05/10/2021 Visualizacões: 73
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Alunos fazem fila para entrar no restaurante da USP/Reprodução: Folha de S. Paulo

Apesar de a maior parte de redução das desigualdades terem melhorado até 2015, a partir de 2016 esses indicadores desaceleraram, não por obra do acaso, mas por consequência de um projeto político; com investimento, políticas públicas e democracia, é possível retomar os avanços

O ensino superior no Brasil, quando comparado à experiência internacional, é marcado por três características: acesso restrito, com alta desigualdade –tanto maior quanto maior o prestígio social do curso– e, em parte por isto, prêmio salarial e ocupacional elevados.

Historicamente, no país, o ensino superior sempre foi um meio pelo qual os segmentos mais bem posicionados da sociedade (especialmente as pessoas brancas, de maior renda, das regiões Sul e Sudeste) transmitiam de uma geração a outra sua posição privilegiada, ao mesmo tempo em que se interditava aos mais pobres as mesmas oportunidades.

Leia mais em https://www1.folha.uol.com.br/colunas/desigualdades/2021/10/e-preciso-retomar-e-aprofundar-a-democratizacao-do-ensino-superior-no-brasil.shtml

 

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