Chamada Pública: ReIntegrar com equidade de raça e gênero para egressos do sistema carcerário ACESSAR

Semana da Educação Antirracista: formação para a diversidade é tema de evento online

Autor: Redação Alma Preta Data da postagem: 12:00 18/10/2021 Visualizacões: 369
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Semana da Educação Antirracista: formação para a diversidade é tema de evento online/Reprodução: Alma Preta

Fruto da parceria do Núcleo de Estudos e Observação em Economia Criativa (NeoCriativa) da Unesp Bauru com o Cursinho Caiçara da Unesp São Vicente, o evento gratuito tem início no dia 26 de outubro

A Semana da Educação Antirracista, organizada pelo Núcleo de Estudos e Observação em Economia Criativa (NeoCriativa) da Unesp Bauru em parceria com o Cursinho Caiçara da Unesp São Vicente, acontecerá nos dias 26, 27, 28 e 29 de outubro, das 17h às 19h. O evento ocorrerá virtualmente e de maneira gratuita. As inscrições para as emissões de certificados devem ser feitas até o dia 25 de outubro neste link.

O objetivo do evento é contribuir com o processo de formação permanente de educadores, educandos e da sociedade em geral, por meio da ambiência midiática e tecnológica, para a educação para as relações étnico-raciais com o foco na formação para a diversidade.

A abertura do evento acontecerá no dia 26 de outubro às 17h30, com a apresentação dos coordenadores do NeoCriativa e Cursinho Caiçara. Ao longo da semana, acontecerão palestras com temáticas diversas e uma roda de conversa no dia 29 de outubro, último dia de evento. Confira o cronograma completo:

CRONOGRAMA

26/10

Horário: 17:30 - 19:00

Abertura: Coordenadores do NeoCriativa e Cursinho Caiçara 

Círculo de cultura formativo: Educação Antirracista

Convidado: Juarez Tadeu de Paula Xavier

Currículo: docente na Universidade Estadual Paulista, no curso de Jornalismo, graduação, e no Programa de Pós Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMIT), membro da comissão de averiguação das autodeclarações para pretos e pardos no vestibular. Também é coordenador do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Observação em Economia Criativa (NeoCriativa), que estuda mídia, artes urbanas, tecnologia social e relações interseccionais de gênero, classes e étnico-raciais, e vice-diretor da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, na cidade de Bauru. 

27/10

Horário: 17:30 - 19:00

Círculo de cultura formativo:  Lei 10.639/2003 e o Pensamento de Paulo Freire

Convidado: Patrícia Alves

Currículo: Pedagoga, mestre em Comunicação, Informação e Educação pela FAAC/ Unesp, apresentadora do programa Educando para a Diversidade na TV Unesp, ativista no movimento de mulheres negras Presidente do Instituto Omolara Brasil - Organização de mulheres negras, com finalidade de desenvolvimento de pesquisas e projetos com intersecção gênero, raça e classe. Fundadora do espaço de tradição de cultura de matriz africana Ilê Axé Iya Mi Agba. 

28/10

Horário: 17:30 - 19:00 

Círculo de cultura formativo: Exu nas escolas 

Convidado: Felipe Brito 

Currículo: Doutorando no Programa de Pós Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (USP). Atualmente é assessor parlamentar da Mandata Quilombo da deputada estadual Erica Malunguinho na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com dez anos na área de assessoria de imprensa, tem experiência em instituições governamentais, movimentos sociais e culturais. Desenvolve projetos culturais voltados para cultura negra e a difusão da ópera com o protagonismo negro. Graduado em Jornalismo (UMC), Mestre em Políticas Públicas (UMC) e idealizador Ocupação Cultural Jeholu

29/10

Horário: 17:30 - 19:00 

Roda de conversa: Pesquisas científicas antirracistas e interseccionais

Convidada: Ana Carolina 

Currículo: Formada em Jornalismo e mestra em Mídia e Tecnologia pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp. Ana Carolina é analista de Comunicação no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e pesquisa sobre afroempreendedorismo no NeoCriativa. Acredita no potencial da Comunicação como uma ferramenta de resistência e transformação do mundo. 

Convidada: Carina Nascimento 

Currículo: Doutoranda em Mídia e Tecnologia pela FAAC UNESP - Bauru. Docente em cursos de graduação e pós-graduação em IES. Publicitária com mais de 20 anos de experiência no mercado corporativo e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Observação em Economia Criativa (NeoCriativa). 

Convidada: Débora Lopes 

Currículo: Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências - Campus do Litoral Paulista (UNESP-IB/CLP) e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMIT) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru). Idealizadora e educadora do projeto Bio.tátil, onde produz metodologias inclusivas e ativas para o ensino de biologia. Membra do Núcleo de Estudos e Observações em Economia Criativa (NeoCriativa). Atualmente, pesquisa as relações étnico-raciais no ensino básico e superior, o processo de formação educacional para grupos sociais acêntricos e as possibilidades de inclusão através de recursos educacionais de mídia e tecnologia.

Convidada: Fernanda Gatto 

Currículo: Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Unesp. Graduada em Comunicação Social-Radialismo pela Unesp (2019). Membra do grupo de pesquisa NeoCriativa. Atua na área de Mídia e Tecnologia, desenvolvendo estudos sobre as tradições afrobrasileiras, a tecnologia de resistência das comunidades africanas em diáspora e as mídias que constituem a cultura afrobrasileira, principalmente, a música. 

Convidada: Paola Leutwiler 

Currículo: Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Unesp de Bauru. Bacharel e Licenciada em Letras pela Unesp de Araraquara (2007), com Pós-graduação Lato Sensu em Teorias Linguísticas e Ensino também pela Unesp de Araraquara (2009). Professora de Língua Portuguesa. Membra do grupo de pesquisa NeoCriativa. Atua na área de Mídia e Tecnologia, desenvolvendo estudos sobre a educação para a diversidade e as relações étnico-raciais, por meio das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 na perspectiva da sala aula virtual/expandida. 

Convidado: Alan Tomaz 

Currículo: Mestre em Mídia e Tecnologia pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP/ Bauru. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades Integradas de Jaú. Atualmente é membro do Núcleo de Estudos e Observação em Economia Criativa - NeoCriativa (FAAC- UNESP/ BAURU) e Embaixador pela TODXS Brasil. Tem experiência nas áreas de Comunicação Social com ênfase nos estudos das relações étnico-raciais no Brasil e a interseccionalidade, entre as discussões de gênero e sexualidade. 

Convidada: Isabela Holl 

Currículo: Mestranda em Mídia e Tecnologia na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Graduada em Jornalismo também pela UNESP e é jornalista do site Alumni Unesp. Atuou profissionalmente como estagiária no escritório de Comunicação do Projeto TAMAR. Também foi estagiária da CAE Treinamentos, como redatora e da TV Poços, como pauteira. Atuou como bolsista, coordenadora e mediadora do projeto de extensão Núcleo de Estudos e Observações em Economia Criativa - NeoCriativa. Já foi repórter textual nos projetos de extensão Jornal Impacto Ambiental e Jornal Júnior. Dentre as áreas de interesse da pesquisadora, se incluem: Mídia Radical, Economia Criativa, Jornalismo Ambiental, Assessoria de Imprensa para ONGs e Projetos Ambientais, Mídias Digitais, Infografia, Planejamento Editorial Gráfico, Jornalismo Digital, Políticas da Comunicação e Políticas Públicas.

SERVIÇO

O que: Semana da Educação Antirracista

Quando: 26, 27, 28 e 29 de outubro

Onde: Evento virtual

Inscrições: Inscrições e mais informações do evento podem ser encontradas neste link

 
Curta a nóticia:
Curta o CEERT: