Chamada Pública: ReIntegrar com equidade de raça e gênero para egressos do sistema carcerário ACESSAR

Bolsas ajudam jovens negros a entrar e a permanecer na universidade

Autor: Ítalo Cosme Data da postagem: 14:00 20/10/2021 Visualizacões: 289
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Anna Beatriz Garcia, de 19 anos/Reprodução: Estadão

Anna Beatriz Garcia, de 19 anos, divide seu tempo entre estudos, trabalho, aulas de balé e o coletivo cultural do qual faz parte. Negra, a aluna de um colégio público da zona leste paulistana sonha com uma vaga no curso de Moda da Universidade de São Paulo. Nessa corrida de obstáculos, agora conseguiu um apoio extra.

Ações afirmativas – como a Lei de Cotas, de 2012 – elevaram a presença dos negros no ensino superior público, mas a disparidade ainda é grande. Segundo o IBGE, em 2019 a taxa da população preta e parda de 18 a 24 anos que frequentava ou havia concluído a graduação era de 18,9%, ante 35,7% entre brancos. Se o acesso à universidade ainda é um gargalo, é um desafio ainda maior fazer com que o jovem não abandone o curso, por necessidade de trabalhar ou falta de condições de arcar com a vida longe de casa. Para ajudar na superação desses problemas, surgem cada vez mais programas.

Leia mais em https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,bolsas-ajudam-jovens-negros-a-entrar-e-a-permanecer-na-universidade,70003872426

 

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: