Ciclo de Lives Anansi: Ciclo de diálogos e cenários de pesquisa em equidade racial na educação básica

Autor: Breno Procópio Data da postagem: 09:15 14/03/2022 Visualizacões: 271
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Ciclo de Lives Anansi/Imagem: CEERT

O racismo é um sistema estruturante que fundamenta a existência e a permanência das desigualdades evitáveis e injustas impostas à população negra.

“Funcionando como um modelo de sistema colonialista e estruturalmente racista, a educação formal tem dificuldades em acolher os interesses, culturas e linguagens de todos e reproduz o racismo no currículo, nas práticas e nas relações interpessoais, tornando-se ferramenta para perpetuar as desigualdades e a vulnerabilidade social das pessoas negras”, afirma a Profa. Dra. Maria das Graças Gonçalves (UFF/CEERT).

Gonçalves é a mediadora do segundo Ciclo de Debates ANANSI, que reunirá um grupo de pensadores/pesquisadores antirracistas, que vêm desenvolvendo estudos e investigações sobre práticas pedagógicas na educação básica voltada para a equidade racial e de gênero.

Participantes:

Prof ª Vanderléa Reis de Assis - - Mestra em Educação e Formação Humana, professora de História, escritora e pesquisadora das relações étnico-raciais e de gênero. Ativista do movimento negro e de mulheres.

Prof ª Rosa Margarida de Carvalho - - Escritora, Pedagoga. Coordenadora do Grupo de Estudos Afropedagogicos SANKOFA-GEAPS ,Coordenadora do Fórum Nacional de Educação Básica ABPN. Membro da Rede de especialistas ASHOKA.

Prof Fernando Clemens de Freitas Silva - - Professor do ensino médio com Licenciatura plena em Matemática. Participou da implementação do projeto Jovem de futuro, como integrante do grupo gestor da escola. Atualmente é professor regente e membro do comitê gestor da pesquisa Ressignificando as Relações Étnico-raciais e de Gênero.

A live acontece no dia 15 de março, próxima terça-feira, às 19h30, com transmissão nos canais do YouTubeFacebook do CEERT.

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: