Artista empodera mulheres 'gordas' com lindas ilustrações plus size

Autor: Jefferson Gonçalves Data da postagem: 18:30 09/09/2016 Visualizacões: 9135
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Crédito: Eduardo Santos

Às vezes, um amigo te convida para uma exposição e você tem uma experiência incrível. Geralmente, é dessa forma que o trabalho do Eduardo Santos chega até você: com uma menção ou mesmo uma indicação. E nonetworking à favor da inclusão que ao ler a publicação “Mostre Seu Poder” do site Lima Limão, a arte inovadora encontrou mais um admirador.

Cansado de conviver com o preconceito e discriminação, o recifense Eduardo, 29 anos, designer e ilustrador, ele transita entre moda e arte, e decidiu fazer uma coleção para as mulheres acima do peso, após sua formatura em 2010. E não parou mais. “Tento mostrar minha visão positiva através da arte”, comenta. Isso mesmo: Edull, como é mais conhecido, foca suas ilustrações em modelos Plus Size, buscando a autoaceitação por meio da representatividade, já que a estética social atual não dá espaço às mulheres gordas em praticamente um veículo sequer.

Edull Pedidos 3

Crédito: Eduardo Santos

“O mundo está percebendo e aceitando (aos poucos) a diversidade. Aquelas tribos que antes se comunicavam restritamente, hoje falam abertamente para o mundo e estão dispostas a encarar o conflito de fuga do padrão social. Esse é o caso das mulheres gordinhas, o inverso dos padrões estéticos impostos atualmente.” Explica Edull em sua página na Internet.

Edull Cacau Protásio Simone Gutierrez Mariana Xavier e Fabiana Carla

Crédito: Eduardo Santos

Sabemos o quanto é difícil para as mulheres se adequarem à estética magra para, assim, serem aceitas nos grupos sociais. Tão complicado quanto, é a aceitação do próprio corpo. Pois, fazer a sociedade entender e aceitar a diferença física como algo belo e natural é um ato de coragem. Entre ambas as opções, Eduardo optou pela mais saudável, inclusiva e empoderada: mostrar a beleza que existe nestas mulheres e abrir os olhos da sociedade para enxergar o que é oculto nas mídias principais.

O artista é reconhecido internacionalmente, principalmente após recriar as princesas da Disney e algumas heroínas nos seus traços. Um trabalho de uma beleza ímpar que projetou Edull como um ilustrador inovador e referência no discurso de representatividade. Nunca mais “ela é linda de rosto, mas…” e muito mais “ela é linda por inteiro”.

Edull Princesas Disney Jasmine

Crédito: Eduardo Santos

Apesar de ter a intenção de contribuir com a inclusão e representatividade, Eduardo não fazia ideia do quanto ele impactaria positivamente tanto aqui dentro quanto lá fora: “Eu recebo muitas mensagens de pessoas em várias partes do mundo dizendo que minhas artes as ajudam a ter autoconfiança. Esse é o maior estímulo pra mim”, revela. O próximo objetivo de Edull é realizar uma exposição fora do Brasil.

O artista também faz ilustrações atendendo aos pedidos diretamente em suas redes sociais e em seu site.

Edull Como realizar pedidos

Crédito: Eduardo Santos

Fashion Week Plus Size

No dia 24 de Julho, Edull participou da Fashion Week Plus Size (FWPS) que aconteceu em São Paulo. O designer apresentou ilustrações da sua coleção denominada Power. A inspiração para a mostra foi mostrar o poder da mulher.

“São mulheres reais que não ganharam superpoderes por acidentes químicos, experiências de laboratório ou vieram de outro planeta […] E como há essa incrível diversidade de raças, estilos e cores, cada uma tem seu poder diferente”, conta em sua conta no Facebook.

Leia também:

6 traços que eram padrão de beleza até a gente perceber: são preconceito

Musical destaca a força da mulher negra brasileira

Com letras sobre a posição da mulher negra em sociedade machista, Tássia Reis se apresenta em Cuiabá

 

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: