COMUNICADO

LEIA

Medalha Ruth Cardoso

Autor: Redação Equipe de Evento Medalha Ruth Cardoso Data da postagem: 11:00 08/03/2017 Visualizacões: 1275
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Medalha Ruth Cardoso / Imagem: Divulgação

O Conselho Estadual da Condição Feminina completou, em 2008, o seu Jubileu de Prata, ou seja, 25 anos de profícua existência. Para marcar essa data e, ao mesmo tempo, homenagear personalidades e entidades que tivessem destaque na luta pelos direitos da mulher, em uma reunião ordinária do Conselho, a Conselheira Elizabeth Russo Nogueira de Andrade sugeriu a criação de uma medalha para valorizar e dar visibilidade a esses feitos. O nome sugerido para o prêmio: "Medalha Ruth Cardoso".

A aprovação foi unânime, pois o nome da Professora Doutora Ruth Cardoso conferido à Medalha, representa uma homenagem do Conselho a essa mulher extraordinária, que teve participação ativa nas lutas e conquistas femininas na criação do Conselho Estadualda da Condição Feminina, tendo sido, inclusive, sua Conselheira.

A "Medalha Ruth Cardoso" foi institucionalizada por meio do Decreto de n° 53.721, de 24 de novembro de 2008, alterado pelo Decreto n° 57.828, de 1° de março de 2012, ambos do Senhor Governador do Estado e, desde então, é entregue todos os anos nas comemorações ao Dia Internacional da Mulher.

O Conselho da Medalha, composto por quatro Conselheiras do Conselho Estadual da Condição Feminina, sob a presidência da Presidente do Conselho, recebe sugestões de todas as Conselheiras Estaduais, bem como dos Conselhos e Organismos Municipais Institucionais de Mulheres do Estado de São Paulo, de nomes ou entidades para serem galardoadas. Após a escolha das/dos homenageadas/dos, as propostas são fundamentadas por meio de justificativa de atuação em prol das mulheres e encaminhadas ao Governador que, por Decreto, delibera e concede a honraria. O prêmio é, então, entregue em solenidade oficial, especialmente organizada para este fim pelo Conselho da Condição Feminina.

O quadro do Conselho da Medalha é renovado anualmente, no período das Comemorações dos “16 Dias de Ativismo”, período em que mulheres de todo o país se aliam pelo fim a violência contra as mulheres, e aprovado em reunião ordinária do Conselho Estadual da Condição Feminina. Essa substituição dos nomes que compõem o Conselho da Medalha, além de oferecer a oportunidade para que todas as Conselheiras participem diretamente da escolha das homenageadas, amplia o leque de indicações, já que as 32 Conselheiras representam órgãos distintos e atuam nas mais diferentes áreas da sociedade, atendendo às mulheres em toda sua diversidade.

Dessa forma, o Conselho Estadual da Condição Feminina cumpre o seu papel de homenagear, e também estimular, as lutas e os trabalhos efetivos em prol das mulheres e, ao mesmo tempo, deixa marcado de forma indelével o seu respeito e a sua admiração pela grande mulher que foi, e sempre será, Ruth Cardoso.

Data: 20/03

Horário: 19:30

Local: Auditório Franco Montoro - Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera - São Paulo / SP - Estacionamento: Avenida Sargento Mário Kozel Filho, s/n°

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: