Medalha Theodosina Ribeiro: homenagem às mulheres é inspirada na primeira deputada negra da ALESP

Autor: Redação Alma Preta Data da postagem: 17:30 24/03/2017 Visualizacões: 913
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Medalha Theodosina Ribeiro: homenagem às mulheres é inspirada na primeira deputada negra da ALESP / Foto: Alma Preta

Iniciativa da deputada Leci Brandão (PCdoB/SP), a Medalha foi entregue hoje e integra o calendário anual da Assembleia Legislativa. As artistas Fabiana Cozza e Adriana Lessa estão entre as homenageadas

A deputada Leci Brandão realiza uma Sessão Solene para entrega da Medalha Theodosina Ribeiro, ed. 2017, hoje, sexta, às 09h30, no plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de São Paulo. De acordo com a justificativa da proposta de Leci, “a Medalha tem por objetivo reconhecer o trabalho e as ações de mulheres que empoderam, impactam e influenciam decisivamente a vida de pessoas pertencentes a grupos vulneráveis da sociedade”. Em 2016, 10 mulheres foram homenageadas, entre elas, Alexandra Loras, então Consulesa da França em São Paulo, a Dra. Kenarik Felippe, Desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo, MC Sharylaine, Rapper e militante do Hip Hop, a líder religiosa Sandra Santos, e Raquel Trindade, fundadora do Centro Cultural Solano Trindade.

Iniciativa da deputada Leci Brandão (PCdoB/SP), a Medalha foi instituída em 2015 após aprovação de um Projeto de Resolução de sua autoria. Ao ser instituído sob a forma de Resolução, a outorga da Medalha passou a ter caráter permanente e a integrar o calendário anual da Assembleia Legislativa. A Medalha Theodosina Ribeiro conta com a parceria da ONG Elas por Elas – Vozes e ações das mulheres, Geledés – Instituto da Mulher Negra e UNACCAM – União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama e Vereadora Juliana Cardoso (Câmara de São Paulo).

Conheça Theodosina Rosário Ribeiro

Nascida em 29 de maio de 1930, na cidade de Barretos (SP), Theodosina Rosário Ribeiro foi a primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo, sendo eleita em 1970 com a segunda maior votação daquele pleito. Em 1974 foi eleita a primeira deputada negra da Assembleia Legislativa do Estado, onde ocupou o cargo de vice-presidente e permaneceu por três legislaturas. Dra. Theodosina é formada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de Mogi das Cruzes e em Direito, pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas. A
filósofa, advogada e ex-deputada se tornou uma referência e estímulo para negras e negros. Inspiradas na Dra. Theodosina, outras mulheres negras se engajaram na vida pública.

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: