EDITAL EQUIDADE RACIAL

ACESSAR

Aqui o racismo não tem vez!

Autor: Carmen Lúcia Data da postagem: 14:00 11/04/2018 Visualizacões: 651
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Aqui o racismo não tem vez! / Imagem: Reprodução - Vem Divante

Olá, meus Divantes maravilhosos!

Como vocês sabem, o blog Vem Divante foi criado há dois anos para falar de moda, beleza, atitude, comportamento e tudo mais que envolvesse o mundo negro. E quando o assunto é racismo, este espaço vira mais do que necessário, se torna obrigatório.

Foto: Vem Divante

Há algumas semanas, fui fazer uma entrevista de emprego e ainda estava usando o cabelo black power. Após falar das minhas experiências, ouvi da pessoa que me entrevistava, as seguintes perguntas: “Esse seu cabelo tem este volume mesmo? Ele não faz nenhum cacho? Se fizesse cacho seria melhor”. Nem preciso dizer que não fui selecionada para a vaga.

Foto: Vem Divante

Um tempo depois, conversando com uma amiga, a Aretha dos Anjos, de 15 anos, ela me contou que também foi vítima de racismo, só que na escola onde ela estudava. Por lá, ela ouviu coisas horríveis: foi chamada de macaca, disseram que ela tinha acabado de sair de uma carvoaria e tiveram a audácia  de dizer que ali não era o lugar dela.

Foto: Vem Divante

Diante disso, resolvemos fazer um ensaio fotográfico para enaltecer os nossos traços. E essas fotos estão hoje publicadas no jornal O Dia. Conforme falei na entrevista, as fotos são para mostrar que apesar de ouvirmos diariamente que nossos traços negros não são belos, amamos o que vemos no espelho e não mudaríamos nada. Este ensaio é pra nos fortalecer e para fortalecer cada menina negra que é chamada de macaca na escola, aquela mulher que não consegue emprego por conta da cor da sua pele, aquele cara que é visto como bandido porque é negro, aquela criança que ainda pequena quer alisar o cabelo porque disseram pra ela que cabelo crespo tem aspecto de sujo e feio. Todas essas pessoas precisam saber que elas são lindas, que elas são importantes e que elas não precisam se enquadrar em nenhum padrão de beleza.

Foto: Vem Divante

Quero aproveitar e agradecer a fotógrafa Samyta Nunes por ter feito este trabalho maravilhoso registrando estas imagens.

Foto: Vem Divante

Apreciem sem moderação!!!

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: