EDITAL EQUIDADE RACIAL

ACESSAR

Angela Davis e Patricia Hill Collins chegam a SP para falar sobre democracia

Autor: Denise Mota Data da postagem: 12:00 23/09/2019 Visualizacões: 266
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Angela Davis e Patricia Hill Collins chegam a SP para falar sobre democracia / Foto: Reprodução - PRETA, PRETO, PRETINHOS

Entre 15 e 19 de outubro, cerca de 50 intelectuais e jornalistas se encontrarão em São Paulo dentro do encontro Democracia em Colapso?. Entre eles, Angela Davis e Patricia Hill Collins, pesos-pesados do pensamento feminista negro norte-americano.

Realizado em parceria entre o Sesc São Paulo e a editora Boitempo, o evento, composto por quatro aulas e 12 debates e palestras, tem por objetivo estimular a reflexão “sobre as origens e as diferentes perspectivas históricas, políticas e sociais que perpassam o conceito de democracia”, segundo informam os organizadores.

Hill Collins, socióloga, professora emérita da Universidade de Maryland e primeira negra a presidir a Associação Americana de Sociologia, fala na quarta-feira, 16, às 20h, sobre “Feminismo negro e a política do empoderamento”, tema vinculado ao seu livro “Pensamento feminista negro”, cânon da bibliografia nesse tema, lançado recentemente no Brasil.

Livro de Collins lançado este ano no Brasil / Foto: Reprodução

Angela Davis fecha o ciclo no sábado (19), com a conferência “A liberdade é uma luta constante”, às 16h. A autora, filósofa e ativista também promove o lançamento de seu livro “Uma autobiografia”, originalmente publicado em 1974 e que chegou às livrarias do Brasil em português este ano.

Davis faz outra conferência em 21 de outubro, no Auditório Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, São Paulo). Dois dias depois, fala no Rio, onde também receberá a Medalha Tiradentes, concedida pela Alerj por iniciativa da deputada estadual Renata Souza. O encontro acontece no Armazém da Utopia.

Alguns dos outros palestrantes no encontro do Sesc são a escritora e historiadora italiana Silvia Federici, e o sociólogo e filósofo Michael Löwy, além de Ferréz, Maria Rita Kehl, Juca Kfouri e Patricia Campos Mello.

Inscrições para o seminário Democracia em Colapso? podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/9 no site do Sesc. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Seminário internacional Democracia em Colapso?

Sesc Pinheiros – Teatro Paulo Autran (r. Paes Leme, 195 – São Paulo, SP)

Ingressos: de R$ 12 a R$ 90

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: