EDITAL EQUIDADE RACIAL

ACESSAR

Leyla Hussein é a primeira reitora negra da Universidade de St.Andrews

Autor: Redação Meio Norte Data da postagem: 09:37 03/11/2020 Visualizacões: 464
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Leyla Hussein/Foto: Times - Reprodução - Meio Norte

A nova gerente é uma cidadã britânica e em 2019 foi nomeada Oficial do Império Britânico (Obe) pela Rainha Elizabeth II por seu compromisso na luta contra a mutilação genital.

Dra. Leyla Hussein foi escolhida como a próxima Reitora da Universidade de St Andrews, Escócia. Ela nasceu na Somália e é uma psicoterapeuta e professora reconhecida internacionalmente, com especialização em mutilação genital feminina. Agora, Leyla Hussein é a primeira mulher negra a ocupar o cargo de reitora da St. Andrew University , a mais antiga universidade da Escócia e considerada uma das mais prescientes da Europa.

A nova gerente é uma cidadã britânica e em 2019 foi nomeada membro da Ordem do Império Britânico (Obe) pela Rainha Elizabeth II por seu compromisso na luta contra a mutilação genital. A psicoterapeuta é a fundadora do Projeto Dahlia, o primeiro órgão a fornecer assistência especializada a mulheres que sobreviveram a mutilações no Reino Unido. Hussein comentou a nomeação nos seus perfis sociais, definindo-se como "entusiasta" pelo novo cargo obtido e afirmando: "a história está feita. A mudança está chegando ”.

Entusiasmo também compartilhado pelas autoridades de St. Andrews, que parabenizam o novo gerente nas redes sociais. A decisão de confiar a Reitoria a Hussein vem meses após a admissão, pelos diretores da universidade, de "ter falhado por décadas" na integração de alunos pertencentes a minorias. “Desiludimos muitos alunos e somos uma universidade muito mais pobre por causa dessa atitude”, disse a diretora dos professores da universidade, Sally Mapstone.

 
Curta a nóticia:
Curta o CEERT: