Educação Básica - Projetos e Artigos científicos ACESSAR

Mulheres perderam mais empregos durante a pandemia, aponta estudo

Autor: Redação Carta Capital Data da postagem: 13:00 19/03/2021 Visualizacões: 110
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Mulheres perderam mais empregos durante a pandemia, aponta estudo/Reprodução: Carta Capital

Um estudo realizado pelo Centro de Estudos de Economia do IREE (Instituto para Reformas das Relações entre Estado e Empresa) mostra que a crise sanitária oriunda da pandemia do coronavírus impactou mais fortemente a realidade de trabalho das mulheres. Leia também: IBGE: Alta do desemprego atinge mais mulheres, negros e a região nordeste Quando as mulheres terão acesso à Justiça? A pandemia tem sido ainda pior para as mulheres. É preciso políticas específicas

A pesquisa recorre a dados do PNAD Contínua do IBGE para mostrar que, só durante a pandemia, mais de 8 milhões de mulheres deixaram a força de trabalho brasileira. Dessas, 26% afirmaram não poderem trabalhar pelo fato de terem que cuidar dos afazeres domésticos, filhos ou outros parentes. Menos de 2% dos homens alegaram não procurarem trabalho pelo mesmo motivo.

Um acumulado que considera o quarto trimestre de 2019, e o primeiro, segundo e terceiro trimestre de 2020, evidencia que a variação de mulheres que deixaram a força de trabalho é de -14%; entre os homens a taxa é de -8%.

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: