Educação Básica - Projetos e Artigos científicos ACESSAR

Escritora lança audiolivro sobre encarceramento em massa de mulheres negras no Brasil

Autor: Redação G1 Data da postagem: 18:00 15/07/2021 Visualizacões: 68
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Escritora lança audiolivro sobre encarceramento em massa de mulheres negras no Brasil/Reprodução: G1

Obra é um relato dos 300 dias de prisão política de Lorenlai França e reflete os efeitos do racismo, da lesbofobia e do machismo na vida de uma mulher negra e lésbica.

Para celebrar o Julho das Pretas, que homenageia a Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha, Lorenlai França lançou o audiolivro "Cela 03: entre amores e rebeliões”. A obra aborda o encarceramento em massa de mulheres negras no Brasil e reflete os efeitos do racismo, da lesbofobia e do machismo na vida de uma mulher negra e lésbica.

O audiolivro já está disponível na Internet e é voltado, inicialmente, para o público LGBTQI+, mulheres negras, mães e familiares de jovens encarceradas, que enfrentam violências similares às sofridas pela artista.

A obra traz um relato dos 300 dias de prisão política de Lorenlai e nasce a partir da história da autora, que desde a adolescência e quando assumiu publicamente a orientação sexual, enfrentou perseguições e linchamentos, que culminaram em detenção.

O audiolivro foi idealizado pela cineasta, poetisa e jornalista Urânia Munzanzu, que realizou a concepção artística do projeto e foi coordenado e organizado pela pesquisadora e antropóloga Carla Ramos Munzanzu.

A obra foi contemplada no Prêmio Fundação Pedro Calmon e tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia).

 

 
Curta a nóticia:
Curta o CEERT: