Conheça os lugares dedicados à cultura negra em são paulo

Autor: Redação Oba Oba Data da postagem: 15:00 16/07/2016 Visualizacões: 35911
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Lugares dedicados à cultura em SP / Foto: Reprodução - Oba Oba

Museus, Centros Culturais e casas especializadas em todo tipo de cultura afro

Como já dizia o mestre Jorge Ben Jor, o "negro é lindo" e a cultura africana, sem dúvidas, é uma das mais exuberantes do planeta, seja pelas belezas naturais, os costumes, as crenças e até mesmo - infelizmente - pela sua triste história no período em que a escravidão era tido como algo normal na mente de algumas pessoas, nem tão normais assim.

Inspirado pelo grande vencedor do Oscar de 2014, o bom filme "12 Anos de Escravidão", do cineasta e diretor Steve McQueen, o ObaOba montou um roteirinho com museus, centros culturais e casas especializadas e dedicadas à cultura negra em São Paulo.

Veja e conheça:

Casa Mestre Ananias

A Casa Mestre Ananias é um espaço de vivência, transmissão oral e difusão do Patrimônio Cultural Nacional e da Humanidade. O local tem base nas tradições populares afro-brasileiras e traz uma série de atividades culturais do país, como roda de samba, capoeira, violão, cavaquinho, leituras e ensino da história, além de outras artes integradas como cerâmica, modelagem, gravuras, desenhos e pinturas.

Endereço: Rua Conselheiro Ramalho, 939 - Bela Vista

Telefone: 3926-0676

Casa das Áfricas

O espaço, localizado no bairro da Vila Madalena, possui um acervo que contempla galerias, textos, produções fotográficas, gravuras e objetos em exposições. A Casa das Áfricas também funciona como um instituto de pesquisa, de formação e de promoção de atividades culturais relacionadas ao continente africano.

Endereço: Rua Harmonia, 1150 - Sumarezinho

Telefone: 3801-1718

Centro Cultural do Candomblé

O Centro Cultural do Candomblé, na Santa Cecília,  foi criado com o objetivo de promover e ensinar a doutrina e seus rituais. O pai Toninho de Xangô tem uma grande atuação na luta pela inclusão e pela valorização da cultura negra em sua comunidade, além de organizar mensalmente festas abertas ao público que se interessa em aprender um pouco mais sobre o Candomblé.

Endereço: Rua do Bosque, 246 - Santa Cecília

Telefone: 3392-5572

Museu Afro Brasil

Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, o espaço é voltado para conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural afro-brasileiro. Projetado por Oscar Niemayer, o museu conta com pinturas, gravuras, objetos, fotografias e documentos históricos, que estão disponíveis para pesquisa.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° - Portão 10 - Parque do Ibirapuera

Telefone: 3320-8900

Centro Cultural Africano

O Centro Cultural Africano é uma organização não governamental criada em 1999 para fortalecer e manter vivas as tradições culturais africanas e afrodescendentes no mundo. Lá, é possível encontrar objetos, como máscaras, estátuas e amuletos de diversas etnias africanas, e ainda realizar atividades ligadas a religião, culinária, música, dança, tecidos e costumes africanos.

Endereço: Rua Anhanguera, 551 - Piratininga

Telefone: 3392-7228 / 3392-5291

Centro de Cultura Afro Brasileira

Centro de Cultura Afro brasileira Asé Ylê do Hozooane é uma instituição que luta pela valorização da cultura afro-brasileira promovendo ações que desenvolvem a autoestima e a afirmação social da comunidade, com atividades voltadas ao desenvolvimento sociocultural de adolescentes e seus familiares.

Endereço: Rua Conde de Fontalva, 100 - Parrelheiros

Telefone: 5920-8696

Espaço Cachuera!

A associação cultural que nasceu de um projeto de pesquisas conta com um acervo com mais de 11 mil fotografias e três mil horas de gravações com ênfase na cultura afro-brasileira do sudeste. Este material é disponibilizado para pesquisas e conta com produtos como CDs, livros e documentários da cultura de danças e músicas cantadas pelos escravos.

Endereço: Rua Monte Alegre, 1094 - Perdizes

Telefone: 3872-8113

 

 

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: