EDITAL EQUIDADE RACIAL

ACESSAR

Estudante promove cultura em Jaú

Autor: Thiago Figueredo Data da postagem: 16:30 05/06/2017 Visualizacões: 404
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Tamires Frasson (esq.) e amigos agitam cena cultural em Jaú: iniciativa DIVULGAÇÃO

Série de eventos independentes vem acontecendo na cidade de Jaú. Trata-se da Virada Cultural - A Poesia Salva

A Virada Cultural é realizada na antiga estação ferroviária local, conhecida como Estação do Som, e reúne várias atrações artísticas, além de grande diversidade cultural.

O evento conta com muita música, oficinas de dança, poesia, pintura, fotografia, capoeira, teatro, feira de livros, entre outras atrações, buscando difundir aprendizado e incentivar o público à cultura. Rodas de discussão e palestras sobre feminismo e preconceitos em geral embutidos em nossa sociedade integram a programação do evento.
 
Tantas atrações e diversidade num só espaço podem levar-nos a pensar que se trata de grandes grupos por trás dessa organização toda, mas o surpreendente é que tudo isso é realizado de forma independente. A aluna do curso de letras das Faculdades Integradas de Jaú (FIJ) Tamires Frasson é uma das idealizadoras do projeto Literocupa, que organiza a Virada Cultural. 
 
O Literocupa é um projeto independente com o objetivo de divulgar arte e cultura local e regional. “A Poesia Salva” foi a frase responsável por alimentar as ideias do projeto em colaboração com seus amigos. Com muita batalha e recursos próprios, a estudante e seus amigos conseguiram organizar o primeiro evento, que foi um sucesso. “A primeira edição da Virada Cultural foi uma experiência muito marcante para gente. A partir dela, conseguimos analisar quais as carências do público, o que eles gostariam de ver nos próximos eventos e como mesclar as diversas atividades. Na segunda edição tivemos um público bem maior, diversificamos ainda mais as atrações e isso fez que o pessoal participasse um pouquinho de tudo”, explica.
 
O grupo conta com o apoio popular para a arrecadação de materiais para as oficinas, produtos para a cantina e doações para despesas diversas como aluguel de som e compra de material para limpeza. 
 
O objetivo da A Virada Cultural - A Poesia Salva, além de proporcionar uma tarde agradável à população por meio de um evento gratuito, é buscar a difusão da arte poética, formando novos leitores e autores. “Desmistificá-la enquanto arte inacessível, apresentando-a como meio de veiculação de ideias e demandas, como forma de resistência às opressões da vida urbana moderna, como o asilo da criatividade e elemento cultural enriquecedor em diversos sentidos”, completa.
 
Sarau Junino  
O próximo evento do Literocupa será o Sarau Junino com parceria e realização na Xepa Brechó. Haverá oficinas de flores com filtros de café por Cida Castro, crochê com Saint Crochet, quadrinhos com Anthony Mazza e poesia com a própria Tamires Frasson.
 
As atrações musicais ficam por conta de Thiago Figueredo, MC Genação, Viajantes, Bia Coletti e Marcos Munhoz. Desta vez o evento contará com o microfone aberto para quem gosta e deseja se apresentar, e, como não poderia deixar de ser, já que estamos em junho, também haverá de quadrilha e o autêntico correio poético.
 
O Sarau Junino - A Poesia Salva acontece no dia 17 de junho, das 16h às 22h, e a entrada é franca.
Curta a nóticia:
Curta o CEERT: