Do ‘Sambistas da Depressão’ à Câmara: Rio oficializa ‘Dia da Mulher Sambista’ em homenagem à Ivone Lara

Autor: João Carlos Martins Data da postagem: 13:00 09/01/2019 Visualizacões: 401
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Dona Ivone Lara é homenageada com o ‘Dia da Mulher Sambista’. / Foto: Divulgação - Reprodução - SRZD

De uma página no Facebook, para as mãos de um vereador, passando por votação na Câmara e, enfim, sancionada pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella. Esse foi o caminho da agora Lei Nº 6.454, de 4 de janeiro de 2019, que institui o ‘Dia da Mulher Sambista’ no calendário carioca. A data será comemorada em 13 de abril, dia do nascimento de Dona Ivone Lara.

Tudo começou com a ideia do ‘Sambistas da Depressão’, página no Facebook de humor carnavalesco. Em 17 de abril de 2018, um dia após a morte de Dona Ivone, o grupo publicou em rede social que havia enviado ao vereador Tarcísio Motta (PSOL-RJ) a proposta de lei para tornar a data do nascimento da baluarte como o ‘Dia da Mulher Sambista’.

Na própria publicação, que chegou a 816 reações, 23 comentários e 87 compartilhamentos, o vereador comentou que a iniciativa “iria acontecer”. No mesmo dia, Tarcísio compartilhou em sua página o projeto de lei pronto para tramitar na Câmara de Vereadores.

 
A proposta foi aprovado em duas votações em plenário, uma em 29 de novembro e outra em 6 de dezembro. E seguiu para a sanção do prefeito Marcelo Crivella, que na última sexta-feira (4) deu o aval para o Rio de Janeiro, todo 13 de abril, comemorar o ‘Dia da Mulher Sambista’ e exaltar a baluarte.
 
Dona Ivone Lara é considerada uma das matriarcas do samba no Brasil. Foi a primeira mulher a integrar a ala de compositores de uma agremiação e compor um samba-enredo. Fez história no Império Serrano, onde foi homenageada em vida em 2012, com o tema ‘Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba’. Na ocasião, a escola terminou no segundo lugar do Grupo de Acesso.
 

Dona Ivone Lara foi enredo do Império Serrano em 2012. / Foto: Divulgação - Riotur - Raphael David

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: