Ufam publica coleção de livros escritos por pesquisadores indígenas

Autor: Gabriela Glette Data da postagem: 10:00 12/07/2019 Visualizacões: 53
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Ufam publica coleção de livros escritos por pesquisadores indígenas/Imagem: Reprodução - Hypeness

Com o objetivo de valorizar o que temos de melhor, a UFAM – Universidade Federal do Amazonas, publicou uma coleção de livros escritos por pesquisadores indígenas. A coletânea ‘Reflexividades Indígenas’ é composta por 7 livros com a temática indígena, sendo que os autores são pesquisadores nascidos em comunidades indígenas, que concluíram o mestrado no Programa de Pós Graduação em Antropologia Social.

Ufam publica coleção de livros escritos por pesquisadores indígenas/Imagem: Reprodução -  Hypeness

A coleção – desenvolvida entre 2013 e 2016, é resultado de uma parceria da universidade com a Fapeam – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas e já está disponível em livrarias universitárias. Sistematizando conceitos e práticas de um povo que representa o Brasil, os livros tratam de assuntos que vão desde a sociologia das comunidades à música e plantas medicinais.

Ufam publica coleção de livros escritos por pesquisadores indígenas/Imagem: Reprodução -  Hypeness

Segundo o professor e coordenador do NEAI – Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena, a coleção é fruto de um exercício em que os indígenas expressam o seu potencial: “A produção científica feita pelos nossos alunos indígenas tem um impacto intelectual significativo no campo da antropologia”, explica ao site G1. Afinal, tão importante quanto a valorização da pesquisa científica, é o reconhecimento da riqueza da cultura indígena.

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: