EDITAL EQUIDADE RACIAL
ACESSARO ano de 2019 foi de muita resistência e luta, o CEERT protagonizou muitas iniciativas e ações realizadas com organizações e com coletivos pela defesa da equidade racial e de gênero.
Em 2020, ano em que o CEERT completará 30 anos de história, seguiremos na mesma toada, lutando em prol da equidade e da ampliação da democracia, para a construção de um país com mais justiça social.
Confira abaixo as iniciativas: "Coalizão Negra por Direitos", "Programa Prosseguir" e "Tecnologia de Gestão Escolar para Equidade de Raça", dos campos de Mobilização e Educação.
Coalizão Negra por Direitos
A Coalizão Negra por Direitos criada em 2019, é formada por dezenas de organizações do movimento negro, dentre elas o CEERT, e tem incidido no Congresso Nacional e no cenário internacional, buscando construir uma rede de apoio transnacional de combate às violações de direitos humanos que afeta a população negra.
Participou do Congressional Black Caucus em Washington DC, focando o Acordo de Alcântara que fere os direitos humanos da população quilombola, no evento "Afro americanos e Afro brasileiros na luta antirracista: estratégias de resistência" da Universidade de Massachusetts; no Encontro Anual do US Network for Democracy in Brazil em Washington e diversas outras iniciativas.
Programa Prosseguir: 1ª Edição
O Programa Prosseguir tem como finalidade evidenciar futuras lideranças negras, que estão nas universidades públicas e privadas, por meio de estratégias de fortalecimento e permanência acadêmica, além de estabelecer diálogos e pontes com o mercado de trabalho.
O Prosseguir, em 2019, ofereceu 30 bolsas para estudantes de São Paulo (SP) e Salvador (BA). Para a 2ª edição do Programa Prosseguir, estão reservadas 50 bolsas, além de curso extracurricular com enfoque em liderança, preparação para o trabalho, equidade racial e inglês, para estudantes das regiões metropolitanas de São Paulo (SP) e Salvador (BA).
Tecnologia de Gestão Escolar para Equidade de Raça
O legado do Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero, o CEERT contribuiu para o desenvolvimento de uma “Tecnologia de Gestão Escolar para Equidade de Raça”.
Em parceria com o Itaú Social, o Programa “Melhoria da Educação”, busca fortalecer práticas pedagógicas e de gestão que auxiliam a implementar a LDB alterada pela Lei 10.639/03. Envolve atividades presenciais, diagnóstico com abordagem estatística, curso EAD, voltados para a formação de 200 profissionais (professores e gestores|) e o piloto ocorreu em Itapevi (SP) com participação da Secretaria de Educação.
O objetivo é fortalecer as secretarias municipais para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade para as redes de educação municipais brasileiras.
Confira a PARTE 1 da RETROSPECTIVA CEERT 2019, e conheça as iniciativas: "Coalizão Negra por Direitos", "Saúde e Violência Doméstica: Uma vida sem violência é um direito de todas as mulheres" e "Intolerância Religiosa e Liberdade de Crença", dos campos de Mobilização, Políticas Públicas, Justiça Racial.
Confira a PARTE 2 da RETROSPECTIVA CEERT 2019, onde falamos das ações: "Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero" e "Equidade de Gênero e Raça em Instituições Públicas e Privadas", no campo do Mercado de Trabalho.
Fonte: CEERT
Categoria: História, cultura & arte