EDITAL EQUIDADE RACIAL

ACESSAR

Homenagem a Abdias do Nascimento no Carnaval de São Paulo

Autor: Giselle dos Santos Data da postagem: 10:40 27/02/2020 Visualizacões: 179
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Foto - Giselle dos Anjos Santos

Abdias do Nascimento, importante militante da causa negra no século XX, foi homenageado pela escola Mocidade Unida da Mooca, que compõe o grupo de acesso das Escolas de Samba de São Paulo.

Abdias dedicou toda a sua vida para a causa negra, ele atuou na Frente Negra Brasileira, fundou entidades pioneiras como o Teatro Experimental do Negro (TEN), Museu da Arte Negra (MAN) e o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO), além disso escreveu inúmeros livros e foi senador da República. O desfile da Mocidade da Mooca reuniu familiares e amigos de Abdias, além de muitas ativistas e militantes negras/os jovens, que foram para a avenida porque sabem da importância do legado de Abdias para a luta por equidade racial no Brasil.

O Carnaval é historicamente uma festa negra. Hoje em dia, mesmo com inúmeras transformações e tentativas de descaracterização, o carnaval segue como uma das principais expressões da presença da cultura negra no país. Por isso celebrar a memória de luta do movimento negro por meio da homenagem ao Abdias neste carnaval, teve um significado tão expressivo.

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: