A obra surgiu por meio dos diálogos da autora com a filha de seis anos, que, forçada a ficar afastada das amizades e demais parentes por causa da pandemia do novo coronavírus, levantou vários questionamentos pertinentes tanto aos pais quanto à perspectiva das crianças sobre a doença e seus impactos.
“Iasmin que tem o nome da flor de jasmim e o cabelo Black feito uma nuvem de algodão, toda noite diz ao Papai do Céu que não aguenta mais esse tal de coronavírus não” (trecho do livro “Um tal de coronavírus”).
A inquietação da autora com as perguntas da filha somada à necessidade de representatividade de crianças negras no universo da literatura infantil ganharam como aliada a editora “Clube da Cultura”, responsável pela publicação da obra.
“Fizemos questão deste protagonismo negro em uma história infantil, pois é algo que ainda não é comum na literatura infantil brasileira e precisamos trabalhar a importância da representatividade”, diz Rúbia.
Iasmin é a personificação da filha de Rúbia feita pelo ilustrador Emerson Ferreira (Billy). A garotinha contextualiza o isolamento das crianças, que passaram a usar mais ferramentas eletrônicas para interagir e precisaram se adaptar ao uso de máscaras e álcool em gel.
“Soube que esse moço de nome esquisito é menor que a menor das bolinhas de gude ou bolhas de sabão e, fez todo mundo ficar dodói e lavar as mãos. Até o Cascão!” (trecho do livro “Um tal de coronavírus”).
Iasmin, personagem do livro Um tal de coronavírus/Reprodução: Norte Livre
Rúbia Lisboa é jornalista e administradora da rede social “Pois é sou mãe” (veja aqui), a qual “busca a reflexão e o debate sobre fé, maternidade, empoderamento infantil e feminismo negro, através do poder da leitura e escrita de narrativas negras do nosso dia a dia com o objetivo de que mulheres e mães possam se fortalecer ao ponto de tornarem-se agentes de transformação social e construírem juntas uma sociedade mais digna para às nossas crianças”.
No canal para empoderamento, Iasmin também é a personagem principal, onde expõe um diário de crescimento rumo à literatura e representatividade, com os sentimentos de pertencimento e igualdade social.
Ficha técnica
- Livro: Um tal de coronavírus
- Gênero: Literatura Infantil
- Autora: Rúbia Lisboa
- Ilustração: Emerson Ferreira (Billy)
- Editora: Clube da Cultura/SP
- Páginas: 12
- Preço: R$ 29,00
Serviço
- Local de lançamento: Obra Kolping Bairro Minas Caixa
- Endereço: R. Padre Adolfo Kolping, 170 – Conjunto Minas Caixa, Venda Nova
- Horário: 13h às 17h
- Aquisição posterior: https://linktr.ee/Poisesoumae