COMUNICADO

LEIA

Cultura africana ganha destaque em livro infantil editado no Brasil

Autor: Redação Data da postagem: 10:00 06/11/2014 Visualizacões: 2412
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:

A Editora do Brasil acaba de lançar o livro "Formas e Cores da África", escrito por Mércia Maria Leitão e Neide Duarte e com ilustrações de Simone Matias. No livro, um avô apresenta ao neto elementos da cultura africana.

Por meio de histórias podemos nos transportar para vários lugares, tempos, culturas e ainda conhecer nosso passado. Em "Formas e Cores da África", lançamento da Editora do Brasil, um avô apresenta a seu neto elementos da cultura africana falando sobre arte e mostrando a ele máscaras, esculturas e instrumentos musicais.

O livro é da autoria das escritoras Mércia Maria Leitão e Neide Duarte e tem ilustrações de Simone Matias.

Dividido em duas partes, a primeira traz cinco narrativas que se interligam. Em "Os segredos do baú", o garoto vai descobrir o significado do banco na cultura africana, bem como das máscaras para curar doenças, espantar maus espíritos, celebrar os nascimentos, festejar os casamentos, fortalecer o cultivo da terra, agradecer as colheitas e respeitar a morte.

Em "Os barulhos do baú", vai conhecer os animais das savanas africanas, como o leão, o elefante, o macaco, a girafa, a zebra, o leopardo, a gazela, o hipopótamo, e tantos outros. Já em "As memórias do baú", vai reencontrar fotos de seus antepassados, com suas roupas e adornos típicos. E "Lá no fundo do baú", vai apreciar os diferentes instrumentos musicais, cantigas e danças. E por fim, em "Os tesouros do baú", o menino já adulto resgata toda a influência que a cultura africana teve no Brasil, inclusive no idioma.

A segunda parte do livro apresenta as características geofísicas do continente africano, bem como as "africanidades" mostradas nas historinhas contadas pelo menino, encerrando com um glossário. 

"A história, a tradição e a identidade estão sempre presentes nos objetos culturais africanos e são considerados arte por apresentarem valores universais, comunicando ideias, conceitos e símbolos culturais", explicam as autoras. "Ao apresentar um pouco da arte e das tradições africanas, esperamos que este livro seja um estímulo para a valorização dessa e de outras culturas", completam

Mércia Maria Leitão e Neide Duarte são professoras de Desenho e Artes Plásticas, licenciadas pela UFRJ, e autoras de livros de literatura para crianças e jovens.

Simone Matias ministra aulas de desenho artístico, pintura e ilustração na Escola Oficina, Santos – SP. É formada em desenho e modelo vivo na New School University - NY (EUA) e em Pintura na Escola Panamericana de Artes, em São Paulo. Também tem formação em História da Arte e Apreciação Estética na Pinacoteca de Santos- SP e História da Arte dos séculos XIX/XX na Summit Area Community School, NJ (EUA).


 


Curta a nóticia:
Curta o CEERT: