Diversidade e inclusão: Ambiente e sucesso nos negócios

Autor: BENJAMIN BAPTISTA FILHO Data da postagem: 17:00 11/07/2019 Visualizacões: 290
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Diversidade e inclusão: Ambiente e sucesso nos negócios/Imagem: Reprodução - Blog do Varejo

O respeito e a valorização da diversidade são compromissos que devem ser assumidos por todas as esferas da sociedade. Somente com uma ampla mobilização, inclusive do setor empresarial, conseguiremos projetar um horizonte mais justo e inclusivo. Por todo seu impacto e influência, as grandes corporações têm um papel crucial na transformação dessa realidade.

Em algumas indústrias, como a do aço, por exemplo, ainda prevalecem ambientes essencialmente masculinos e com pouca diversidade no sentido mais amplo. A compreensão da necessidade de mudar esse cenário fez com que o presidente do Grupo ArcelorMittal, Lakshmi Mittal, assinasse o Compromisso de Líderes Europeus de Negócios com a Diversidade e Inclusão. Por meio desse manifesto, 55 diretores executivos e presidentes de grandes empresas comprometeram-se a impulsionar o crescimento inclusivo de forma sustentável. As organizações-membros possuem receitas combinadas que ultrapassam os € 2,250 bilhões e geram cerca de 6,8 milhões de empregos.

Outro importante passo da ArcelorMittal foi integrar o Índice Bloomberg de Igualdade de Gênero, reconhecendo a necessidade de promover o progresso das mulheres no mercado de trabalho. A decisão de participar do índice foi baseada na oportunidade de obter informações que possam aprimorar as nossas ações relacionadas a diversidade e inclusão.

Essas iniciativas têm impacto global. Líder mundial na produção de aço, a ArcelorMittal está presente em 60 países de cinco continentes e em seis Estados brasileiros. Nossa força de trabalho supera os 17 mil empregados em solo nacional, enquanto, em nível mundial, a empresa tem 210 mil. São nacionalidades, naturalidades, idades, gêneros e perfis inteiramente diferentes, criando um ambiente ideal à inovação.Nas operações da ArcelorMittal no Brasil, o compromisso com a diversidade e inclusão se traduz no lançamento de um programa, nesta semana, que vai trabalhar quatro dimensões: equidade de gênero, pessoa com deficiência, LGBTI+ e diversidade racial. O programa está sendo coordenado pelo Comitê de Diversidade & Inclusão, responsável pela definição da estratégia, métricas e indicadores, além da revisão das políticas e planejamento de ações a serem implementadas em curto, médio e longo prazo.

Sabemos que ainda há muito a ser feito e queremos fazer mais. Mas já nos orgulhamos dos caminhos que estamos trilhando para nos ajustar a um modelo que torne o mundo corporativo mais inclusivo, plural e interessante. Um ambiente rico em diversidade e inclusão é fundamental para o sucesso dos negócios. Isso porque pessoas que pensam de forma diferente geram soluções inovadoras e respostas mais criativas, contribuindo para assegurar a competitividade e a sustentabilidade num cenário cada vez mais desafiador.

 

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: