Pesquisa mostra que brasileiro não se planeja para a aposentadoria

Autor: G.Lab Data da postagem: 14:00 12/07/2019 Visualizacões: 262
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Em meio à discussão sobre a reforma da Previdência, pesquisa mostra que brasileiros não se preparam para a aposentadoria / Reprodução - Extra

 Em meio aos debates sobre a reforma da Previdência, um levantamento da gestora de recursos americana BlackRock divulgado com exclusividade pelo Valor Investe no último mês mostra que o brasileiro não pensa em se planejar para manter o padrão de vida quando se aposentar. Na lista de objetivos, a preocupação com a vida financeira no futuro apareceu em 3º lugar, como prioridade para 48% dos entrevistados, atrás de metas mais imediatas como melhorar a qualidade de vida (61%) e curtir as férias (55%). A pesquisa ouviu mais de 1 mil brasileiros. No mundo, a aposentadoria aparece em 2ª lugar como meta principal para os entrevistados.

Quando questionados sobre o que é ser financeiramente saudável, ser capaz de se preparar para a aposentadoria aparece apenas em 4º lugar para os brasileiros. Estar preparado para eventuais crises, alcançar metas importantes para a família e ter menos dívidas são as três respostas mais citadas no questionário.

Para organizar as contas e ser financeiramente saudável, aliás, muitos brasileiros vêm aderindo ao trabalho "por conta própria, com CNPJ". Esta é o único tipo de ocupação que vem crescendo de forma relevante no Brasil nos últimos meses, conforme dados da Pnad do IBGE. Pensando nas situações em que existe escolha — e não mera imposição do empregador —, o Valor Investepreparou um material com vantagens e desvantagens de cada opção (PJ ou CLT), para o trabalhador avaliar caso esteja nessa situação.

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: