Diversidade Racial gera mais negócios

Autor: Ana Felix Data da postagem: 12:00 10/10/2019 Visualizacões: 288
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Diversidade Racial gera mais negócios/Imagem: Reprodução - CF Contabilidade

Primeira agente de influenciadores negros no Brasil, Egnalda Côrtes foi a precursora do movimento, que direcionou os olhares de grandes empresas, para o público afro descendente. Buscando coordenar um projeto do próprio filho, procurou se inteirar melhor sobre o mundo digital e percebeu que, o negro não era presença constante neste ambiente. A partir daí, com seu tino comercial, Egnalda reconheceu uma nova maneira de se fazer negócios, no mercado de influências e passou a agenciar criadores de conteúdo afro descendentes.

"A realidade do mercado brasileiro, não combina com os mais de 100 milhões de negros residentes no país. As estatísticas mostram que, 94% deles, não se sentem representados no mercado publicitário", diz Egnalda.

Levantando a bandeira em defesa da diversidade, tornou o que se imaginava ser um pequeno nicho, em 54% do mercado atual de consumo, no país. Marcas brasileiras de todos os segmentos passaram a criar produtos específicos voltados às pessoas com cabelos cacheados e de pele negra, levando representatividade ao consumidor negro, em produtos e ações de marketing que realmente são feitos para ele. Esta é uma das características mais fortes dos produtos que ganham notoriedade no mercado, a identificação com o público alvo. O afro descendente demonstra sete vezes mais interesse, em conteúdos apresentados por pessoas negras e chegam a pagar até 20% a mais, independente do segmento.

"Acho importante ressaltar o oportunismo e algumas marcas que se fortaleceram com a pauta da minoria, porém internamente, seguem o flow do mercado, somente a branquitude, em toda sua estrutura, em cargos de poder e operacionais", explica Egnalda Côrtes.

Com todo este potencial, atualmente Egnalda gerencia a carreira dos maiores influenciadores Negros (com recorte racial) tais como: Gabi Oliveira, Murilo Araújo, do Muro Pequeno, Jeferson Delgado, do Favela Business, desenvolve projetos de conexão com marcas, e através do projeto Creator Acellerator dá consultoria e assessoria gratuita a canais menores, mas com grande potencial comercial.

Atua também como mentora de canais da Google, que tem como mote, assuntos co-relacionados às questões sociais: educação, body positive, lgbtq, feminismo, além do ativismo negro e para profissionais da área acadêmica e de business, que tem o propósito alinhado aos seus.

Egnalda e PH seu filho foram recentemente apresentadores do palco How to Stage na Youpix

O foco desse palco foi ensinar os "COMO FAZER" da nossa indústria, trazendo profissionais com experiência para dividir seus aprendizados com todo mundo.

Mais sobre Egnalda Côrtes:

Egnalda Côrtes, considerada uma das 30 builders mais influentes do mundo digital em 2016, segundo o youpix, é uma das 15 mentoras de aceleração de negócios para canais da Google, aqui no Brasil, pela Consultoria Norte Americana Creator UP, fechou 2017 entrando na lista. "Mulheres inspiradoras de 2017", junto com Preta Rara, Taís Araújo, Cacique Menor, Viola Davis, e as escritoras Chimamanda e Conceição Evaristo, segundo a lista de uma das instituições feministas mais respeitadas no país, o Think Olga.

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: