EDITAL EQUIDADE RACIAL

ACESSAR

Condenação de Derek Chauvin pela morte de George Floyd leva centenas às ruas nos EUA; fotos e vídeo

Autor: Redação G1 Data da postagem: 09:45 22/04/2021 Visualizacões: 68
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Pessoas celebram condenação de ex-policial pela morte de George Floyd, em Minneapolis, nesta quarta-feira (20)/Reprodução: G1

Ex-agente foi considerado culpado em todas as três acusações de homicídio contra o ex-segurança negro, morto por asfixia. Há registro de manifestações em Mineápolis, Washington DC e Nova York.

Centenas de pessoas se reuniram em diversas cidades dos Estados Unidos após a divulgação da condenação de Derek Chauvin pela morte do ex-segurança negro George Floyd.

Chauvin foi declarado culpado das três acusações de homicídio após ter se ajoelhado sobre o pescoço de Floyd por 9 minutos e 29 segundos. A pena ainda será anunciada pelo juiz em dois meses — nos EUA, é comum que apenas dias depois o condenado saiba o tempo que passará preso. AA sentença ainda será anunciada. 

Veja, abaixo, onde houve manifestações e fotos dos atos:

Mineápolis, Minnessota

No centro Mineápolis, manifestantes se reuniram em uma área que ficou conhecida como a George Floyd Square, próxima ao local de morte do ex-segurança.

Flores e cartazes com "Justiça por George Floyd" foram depositados dentro de um memorial erguido após a morte.

Pessoas se reúnem na George Floyd Square em Mineápolis (EUA) para ouvir o veredito do julgamento de Derek Chauvin pela morte de George Floyd em 20 de abril de 2021 — Foto: Octavio Jones/Reuters

Courtney Ross, namorada de Floyd, disse pouco antes do anúncio da sentença que a condenação de Chauvin seria o começo para um movimento maior.

"Talvez a gente esteja no epicentro da mudança", disse Ross a jornalistas na praça.

Washington DC

Na capital americana, manifestantes se reuniram em frente ao monumento de Martin Luther King Jr. e o Congresso dos EUA após a condenação.

A presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, participou de uma homenagem ao ex-segurança morto com membros da bancada de deputados negros.

Bancada dos deputados negros se reúnem em frente ao Congresso dos EUA após a condenação de Derek Chauvin pela morte de George Floyd em 20 de abril de 2021 — Foto: Jonathan Ernst/Reuters

Brooklyn, Nova York

Em Nova York, manifestantes comemoraram a condenação de Derek Chauvin em frente o Barclays Center, onde frequentemente acontece a concentração das marchas do movimento "Black Lives Matter" (Vidas Negras Importam) na cidade.

Manifestantes no Brooklyn, NY, após a condenação de Derek Chauvin pela morte de George Floyd em 20 de abril de 2021 — Foto: Jeenah Moon/Reuters

 
Curta a nóticia:
Curta o CEERT: