II Seminário internacional Reforma Trabalhista: Crise, desmonte e resistência

Autor: Redação Instituto Lavoro Data da postagem: 13:39 21/11/2017 Visualizacões: 801
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
II Seminário internacional Reforma Trabalhista: Crise, desmonte e resistência / Foto: Reprodução - Instituto Lavoro

A Lei nº 13.467/2017, denominada “Reforma Trabalhista”, além de retirar direitos dos trabalhadores e dificultar o acesso deles à Justiça, enfraquece seu principal aliado: o sindicato.

Com a “Reforma”, por exemplo, não será mais necessário homologar rescisões contratuais nos sindicato. O trabalhador terá prejuízos ao não poder conferir os valores recebidos da empresa. Haverá, ainda, as chamadas comissões de representação dos empregados nas empresas, proibida a participação do sindicato em sua eleição.

A lógica de afastamento e fragilização do movimento sindical não é exclusividade do Brasil! Conhecer esse cenário em outros países e entender quais foram as consequências desse enfraquecimento é importante estratégia de resistência. As experiências de vários países serão discutidas neste Seminário Internacional promovido pelo Instituto Lavoro. Informações e inscrições em http://www.lbs.adv.br/seminario-reforma-trabalhista/

Em nome de uma modernização duvidosa, o Congresso Brasileiro aprovou, em 14/07/2017, uma legislação trabalhista que desestrutura completamente o sistema de relações de trabalho. As experiências internacionais de flexibilização das leis trabalhistas, constantemente citadas em discursos políticos, não são conhecidas nem debatidas em profundidade.

Nosso seminário quer promover a troca de experiências relativas à desestruturação do mundo do trabalho e, assim, oferecer um debate qualificado sobre a flexibilização do trabalho, seus impactos econômicos e sociais e as eventuais formas de resistência.

A programação do seminário compreende a realização de três painéis:

• Realidades espanhola, mexicana e peruana;
• Realidades brasileira, italiana e portuguesa;
• Impactos da flexibilização trabalhista no Sindicalismo.

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: