Programa Prosseguir 2ª Edição

conheça

Encontro Nacional da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, em Brasília

Autor: Redação Reforma Política Plataforma Data da postagem: 14:55 02/04/2019 Visualizacões: 380
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Encontro Nacional da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, em Brasília / Foto: Mídia Ninja

Em um contexto de ruptura democrática e ascensão dos conservadorismos, como lutar pela transformação do sistema político?

A reforma do sistema político e a defesa da democracia são objeto de debate da mesa de análise de conjuntura do Encontro Nacional da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, que acontece em Brasília na próxima terça, dia 2 abril, a partir das 9h, com transmissão online pela página da Plataforma no Facebook.

Foto: Mídia Ninja

Foto: Mídia Ninja

O Encontro vai reunir cerca de cem pessoas de todo o país para articular a discussão da Reforma do Sistema Político com a defesa da democracia, avançar na ampliação e capilarização do debate, lançar o processo de construção da terceira versão da Plataforma e consensuar as estratégias e metodologias de trabalho para os próximos três anos.

 

Foto: Mídia Ninja

Foto: Mídia Ninja

Foto: Mídia Ninja

Participam da mesa Valdecir Nascimento, representante do ODARA - Instituto da Mulher Negra, do FOPIR (Fórum Permanente Pela Igualdade Racial) e da AMNB (Articulação de Organizações de Mulheres Negras do Brasil), Luis Felipe Miguel, professor de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) e Carmen Silva, feminista e integrante das organizações SOS Corpo e AMB.

Transmissão Ao Vivo:

Programação:

Dia 02 de abril

9.00 hs. Abertura

9.30 hs: Debate: Reforma Sistema Político e a defesa da democracia: em um contexto de ruptura democrática e ascenso dos conservadorismos, como abordar uma transformação do Sistema Político? Discutir um novo Sistema Político passa por onde nesta conjuntura? O que queremos enfrentar com a estratégia de construção de novas institucionalidades?

Valdecir Nascimento, Odara Instituto da Mulher Negra e Articulação de Organizações de Mulheres negras do Brasil (AMNB) - Luis Felipe Miguel, Professor de Ciência Política da UNB - Carmen Silva, SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia e Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB)

12.30 hs: Almoço

14:00 – 15:00 hs - Apresentação da lógica do projeto: Fortalecimento da Rede: Plataforma dos Movimentos Sociais pela reforma do sistema político no Brasil - Apresentação dos resultados da reunião de Salvador sobre raça/etnia e gênero.

15:00 hs – 18:00hs: Insumos para a versão III da plataforma. 

? Laicidade do Estado ? Economia e Democracia ? Racismo e Poder ? Democracia comunitária ? Mulheres nos espaços de Poder ? Sistema político e os direitos LGBTI+ ? Poder Político e Juventudes ? Esfera Pública Digital ? Justiça Popular, Justiça formal e partidarização do sistema de Justiça ? Direitos dos povos originários e tradicionais ? Desobediência Civil

Os temas dos grupos, são questões que ficamos de aprofundar na plataforma para a versão III. Isso não quer dizer que estamos abandonando as formulações da Versão II (2008) mas não queremos partir destas formulações. Vai ter um momento no processo de construção da versão III que vamos ter que dialogar com a versão II.

A ideia é discutir novas questões que precisamos incorporar à Plataforma e ser já um primeiro momento de contribuições para o documento. O que sair dos grupos também servirá como subsídio para as atividades autogestionadas. Não será um momento de fechar propostas, mas de levantar esses novos temas/questões no âmbito das organizações que integram a Plataforma e/ou estarão presentes no encontro.

Cada participante escolhe um grupo, com limite de dez pessoas para cada tema.

Uma organização do Grupo de Referência da Plataforma (GR) faz apresentação/ provocação de perguntas-guias sobre cada conceito/tema, apresenta a ementa e estimula o debate. Esta mesma organização assume o papel de formatar um documento que servira de guia para os futuros debates da plataforma.

19:30 hs: Jantar

Dia 3 de abril

8h30 - 10h – Socializando os acúmulos.

A organização do GR que coordenou o grupo no dia anterior apresenta a outro grupo o que foi acumulado e após debates. Cada participantes escolhe um novo grupo.

10h30 às 12h30 – Plenária: apresentação dos debates, identificando lacunas, contradições e pontos que eventualmente não foram propostos.

12:30 hs: Almoço

14:00 – 17.30 h – Nossos acordos:

- retomada de alguma proposta ainda não consensuada - Apresentação e debate do plano de comunicação da plataforma - Apresentação e debates sobre a organicidade da plataforma

- assumindo coletivamente:

1. escrever artigos, 2. reproduzir conteúdos nacionais e produzir conteúdo local, 3. Organizar debates e atividades locais 4. Contribuição na incidência nacional (contatos com parlamentares federais nos estados e atuação em Brasília) 5. Desenvolvimento de ações de incidência local 6. Contribuição com formulação da versão 3 da Plataforma 7. Diálogo com novas entidades para integrar a Plataforma 8. Participação nos webinários

- Escolha do novo grupo de referência da plataforma.

17.30 hs: encerramento

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: