Introdução à Psicologia Preta: com o psicólogo e mestre em psicologia Lucas Veiga

Autor: Lucas Veiga Data da postagem: 14:28 29/03/2019 Visualizacões: 2787
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Introdução à Psicologia Preta: com o psicólogo e mestre em psicologia Lucas Veiga / Foto: Divulgação

Tendo como direção responder à questão “como curar a negritude dos efeitos do racismo?”, o curso aborda as consequencias da colonização na produção de conhecimento e na produção de subjetividade para em seguida, num diálogo com intelectuais negros do campo da saúde mental como Frantz Fanon, Wade Nobles, Neusa Santos Souza, dentre outros, apontar caminhos para o tratamento dos impactos do racismo na subjetividade negra. O curso tem como referência principal a Black Psychology, vertente da psicologia criada por psicólogos afro-americanos em meio a luta pelos direitos civis no final dos anos 60/70.

Em agosto de 2018 levei o minicurso sobre Psicologia Preta à Aparelha Luzia em São Paulo. Na ocasião, cerca de cem pessoas estiveram presentes. Retorno a São Paulo agora com a versão estendida do curso.

O minicurso foi um ritual de promoção de saúde mental por meio da tomada de consciência da problemática colonial/racial no Brasil e por meio do resgate dos sentidos africanos do que significa ser humano. Já o curso introdutório, além de abarcar o conteúdo do minicurso, é um espaço de formação para psicólogos e demais interessados que visa instrumentalizar de forma teórica e prática para o cuidado da saúde mental da população negra.

Trecho do minicurso "Produção de conhecimento decolonial: uma introdução à Psicologia Preta" que ministrei no 5° Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente realizado na UFF em 15 de Maio de 2018.

Sobre Lucas Veiga:

Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisa e escreve sobre questões raciais, anticoloniais e saúde mental da população negra. Tem palestrado sobre essas temáticas em universidades públicas (USP, UFRJ, UFF, UERJ, IFRJ, UFBA, UNEB, UEFS) e privadas (PUC, Estácio de Sá), bem como em outros espaços (SESC, Aparelha Luzia, Museu da República, Instituto Steve Biko). Dentre seus textos publicados encontram-se "Qual a cor da Psicologia no Brasil?" (Jornal do Brasil), "As diásporas da bixa preta: sobre ser negro e gay no Brasil" (Revista Tabuleiro de Letras, UNEB) e “Descolonizar a Psicologia: considerações a uma Psicologia Preta” (CEERT). Desde maio de 2018 tem ministrado cursos sobre Psicologia Preta em várias cidades do país.

Serviço: Introdução à Psicologia Preta

Dia 27 de abril, sábado, das 9h as 18h

Rua Santanesia, 763 - Butantã, São Paulo

Inscrições pelo email: cursopsicologiapreta@gmail.com

Investimento: R$180,00

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: