EDITAL EQUIDADE RACIAL

ACESSAR

CEERT participa de seminário sobre saúde mental e racismo em Porto Alegre

Autor: Cida Bento Data da postagem: 22:50 24/09/2015 Visualizacões: 2245
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:

CEERT participa em Porto Alegre do Seminário “Impactos do Racismo na Saúde Mental”, com ampla presença de profissionais de saúde, de organizações da sociedade civil ligadas ao movimento negro e particularmente do movimento de mulheres negras, de autoridades do Ministério da Saúde e da Secretária de Saúde da Prefeitura de Porto Alegre. A atividade faz parte de um processo de formação no âmbito do programa de Saúde da População Negra e foi organizada por diferentes organizações.

Durante a manhã Dr. Roberto Tykanori, Coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde falou sobre os desafios que um tema como este traz para o estado brasileiro no âmbito da saúde e das possibilidades de avanço contidas no Programa “Saúde da População Negra”.

Cida Bento, do CEERT, focalizou a dimensão institucional do racismo e a forma como se operacionaliza o silenciamento sobre este tema no âmbito das instituições. Enfocou ainda os danos causados pelo racismo ao equilíbrio emocional, à identidade racial, à autoestima de negros e negras. Sara Jane, assistente social da área técnica de Saúde Mental, da prefeitura de Porto Alegre mediou a mesa. Importante destacar a presença do Secretário de Saúde do município Fernando Ritter.

À tarde, Edna Muniz, do CEERT coordenou uma atividade em sub-grupos envolvendo o debate sobre a atuação dos profissionais de saúde diante de situações de racismo apresentadas em três vídeos, produzidos pelo CEERT. O evento focalizou fortemente a necessidade de ações de promoção da igualdade racial no âmbito da saúde se institucionalizarem por todo o país, conforme as normativas definidas principalmente na última década.

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: