Carrefour divulga compromissos antirracistas e plano de ação de longo prazo

Autor: Redação Jornal do Comércio Data da postagem: 10:00 01/01/2021 Visualizacões: 253
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Carrefour divulga compromissos antirracistas e plano de ação de longo prazo/ Imagem: Reprodução
Logo após o indiciamento nesta sexta-feira (11) de seis pessoas pela morte de Beto Freitas, homem negro de 40 anos, espancado até morrer nas dependências de uma das lojas do Carrefour, em Porto Alegre, a rede de supermercados francesa divulgou uma lista de compromissos antirracistas.
 
O Carrefour Brasil elaborou um plano de ação de curto, médio e longo prazo, "com ênfase na inclusão de negros e negras e no combate à discriminação como forma de contribuir para o enfrentamento do racismo institucional no País", diz a companhia, em comunicado.
São oito compromissos elaborados com conjunto com o comitê independente formado pela empresa. O plano compreende três esferas principais: interna, envolvendo todos os funcionários; ecossistema,  incluindo os parceiros e fornecedores da rede; e externa, com toda a sociedade.
Entre as ações, está o compromisso de internalizar 100% da equipe de segurança que atua dentro de suas lojas, medida que já havia sido anunciada. Um projeto piloto terá início em quatro unidades do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (14).
 
Ações do Carrefour após morte de João Alberto em loja:
  • Política de Tolerância Zero: a principal recomendação do comitê determina que a empresa revise, até o fim do próximo mês, sua política de Valorização da Diversidade, enfatizando o tratamento rigoroso dos casos de discriminação e racismo por parte de seus colaboradores, clientes e fornecedores.
  • Modelo de segurança: compromisso de internalizar 100% da equipe de segurança que atua dentro de suas lojas, iniciando com um projeto piloto em quatro unidades do Rio Grande do Sul, no dia 14/12. O objetivo é de ter a internalização implementada em toda a rede até o fim de outubro de 2021, a depender dos resultados deste piloto. Estes profissionais terão perfil e abordagem ressignificados, com ênfase no apoio, na orientação e acolhimento dos clientes.
  • Divulgação e Capacitação sobre Política de Tolerância Zero: até o fim do próximo mês, o Carrefour irá lançar um hotsite para que todas as ações sejam acompanhadas.
  • Carreira de Pessoas Negras: desenvolvimento e capacitação de 100 pessoas negras e negros por ano como alavanca de carreira com foco em posição de lideranças e posições críticas para a organização e revisão, até o fim de março de 2021, das metas de inclusão de negros nos níveis de liderança.
  • Investimento Social Privado: investimento em ações de impacto na sociedade. Por isso, vai abrir, até fevereiro de 2021, editais com foco na educação, na empregabilidade e no empreendedorismo de pessoas negras, que abrange o financiamento de cursos técnicos e acadêmicos nas áreas de Tecnologia e Gastronomia para formação de profissionais para o mercado de trabalho.
  • Contratação de Pessoas Negras: contratar profissionais negros e negras para posições estratégicas e, ainda, contratar anualmente, cerca de 20.000 colaboradores(as) negros(as) em parceria com associações e profissionais de RH inseridos nas comunidades onde a empresa está presente, respeitando a representatividade racial da população do país.
  • Dispositivos Digitais de Segurança: criação de um Canal de Ouvidoria, com foco no combate ao racismo e a todo tipo de discriminação
  • Aceleradora de Empreendedorismo Negro: criação, no primeiro trimestre de 2021, de um Programa de Inclusão desses empreendedores em sua cadeia de valor em parceria com entidades e organizações intermediárias negras.
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