EDITAL EQUIDADE RACIAL

ACESSAR
Voltar

Relações Étnico-Raciais na Escola

Objetivo

O objetivo do presente projeto é a efetiva aplicação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 (que dispõem sobre a obrigatoriedade do ensino das Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas) no Centro de Ensino Fundamental 602 do Recanto das Emas – DF.

Metodologia

A fim de fazer um mapeamento das discriminações por raça/cor na escola, foi aplicado um questionário diagnóstico e realizadas sensibilizações da comunidade escolar sobre a importância da valorização da história e da cultura afro-brasileira. Foram realizadas, ainda, atividades pedagógicas, protagonizadas pelos alunos ao longo do ano letivo, com a culminância no dia 20 de novembro.

Atividades

Palestras para o corpo docente e o corpo discente da escola, ministradas por doutores, mestres e especialistas sobre temas afins; • Recepção de artistas e profissionais ligados às culturas negra e indígena; • Oficinas de Capoeira, Maculelê, Penteado Afro, Grafite e Break, protagonizadas pelos alunos; • Promoção do Desfile da Beleza Negra protagonizado pelos alunos; • Promoção do concurso de dança de ritmos afro-brasileiros protagonizado pelos alunos.

Resultados

Este projeto trouxe para a comunidade escolar maior capacitação da equipe gestora, corpo técnico/administrativo, professores e alunos para lidar com situações de discriminação de raça/cor, diminuição dos casos de racismo na Escola, aumentando a autoestima dos alunos, professores, servidores e pais negros. Houve o reconhecimento dos resultados por meio de matérias de jornais e sites da internet, além do “Prêmio Hip-Hop Zumbi 2011” que vencemos na categoria “Sem Preconceito”.

Docentes

Francisco Celso Leitão Freitas (História), Lelton Melo da Fonseca (Geografia), Solange Gonçalves (Português),
Eugênio Carlos da Costa Lerida (Geografia), Nicole de Jesus Teixeira (Arte), Kleber de Sousa Costa (História),
Cláudio José Mendes (Matemática), Fátima Valdevino (Ciências), Andréia Toccio de Araújo (Geografia), Werbênia
Maciel Fontes (Português), Rosa Maria de Oliveira (Português), Kelly Cristian de Oliveira Rodrigues
(Ciências), Marianne Ferreira da Silva (Ciências), Renatha Malaquias de Azevedo Ferraz (Português), Cristiane
dos Santos Maier (Matemática), Tainá Neves (Educação Física), Márcia Lobo (Educação Física), Silvia Helena
(Arte), Ariane (Matemática), Josele (Ciências), Antônio (História), Elaine (Português) e Íris (Matemática).

Imagens